Capa

Pipo Derani PR

Derani vence 12 Horas de Sebring pela terceira vez em quatro anos

O trio vencedor das 12 Horas de Sebring
(José Mário Dias)

Curran, Derani e Nasr (da esquerda para a direita)
(José Mário Dias)

Derani festeja com champanhe ao lado de Nasr
(José Mário Dias)

Pódio completo em Sebring
(José Mário Dias)

Corrida começou com muita chuva
(José Mário Dias)

Brasileiro consolida ainda mais o seu nome entre os maiores pilotos do endurance mundial, atingindo mais uma marca histórica. Ao lado dos companheiros Felipe Nasr e Eric Curran, trio lidera 249 das 348 voltas da disputa deste sábado na Flórida

17.03.2019  |  927 visualizações

Uma vitória incontestável. A terceira em quatro anos para o jovem brasileiro Pipo Derani nas 12 Horas de Sebring, uma das maiores provas do endurance mundial e válida pela segunda etapa da temporada 2019 do IMSA WheaterTech SportsCar Championship. Depois de vencer a corrida em sua estreia, em 2016, e repetir a dose no ano passado, Derani venceu novamente a lendária corrida neste sábado (16) na Flórida (EUA).

Ao lado do brasileiro Felipe Nasr e do norte-americano Eric Curran e a bordo do #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R da equipe Action Express Racing, Derani e os companheiros lideraram 249 das 348 voltas em disputa e receberam a quadriculada 1.030 segundo à frente do #10 Konica Minolta Cadillac, a menor diferença numa chegada em 67 edições das 12 Horas de Sebring.

Com o feito, Derani consolida ainda mais o seu nome no endurance mundial, onde já venceu as 24 Horas de Daytona em 2016 e também foi vice-campeão das 24 Horas de Le Mans em 2017 pela LMGTE Pro.

Além de Derani, apenas mais quatro pilotos faturaram as 12 Horas de Sebring três vezes. Pipo igualou o norte-americano Phil Hill, que foi campeão da Fórmula 1, e também venceu a histórica prova de endurance em três oportunidades em quatro anos (1958, 1959 e 1961). Mario Andretti, Olivier Gendebien e Marco Werner também ganharam as 12 Horas de Sebring três vezes, mas num espaço de tempo maior.

O brasileiro ainda tem mais um destaque nas conquistas em Sebring. Elas aconteceram por três montadoras diferentes: Honda e Nissan nos anos com a Tequila Patrón ESM e agora com a Cadillac na Action Express Racing.

“Estou sem palavras. Três montadoras diferentes, três vitórias em quatro anos. O que mais posso dizer?”, indagou. “Estou muito feliz. Gostaria de agradecer à equipe pela perfeita execução do trabalho hoje. Conseguimos estar na liderança nas horas 4, 8 e no final e isso nos deu a liderança também do endurance”, destacou Derani.

“Deu tudo certo na corrida. Do início ao fim. Nada deu errado. Os pilotos, os mecânicos, os engenheiros, a estratégia... foi tudo perfeito!”, continuou o brasileiro, responsável pela largada com o #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R, quando a chuva e a pouca visibilidade tornaram as condições muito complicadas.

“A corrida começou de uma forma, onde tudo poderia dar errado, com muita chuva. Largamos em quinto e consegui ir para primeiro antes do final da primeira hora. Foi sensacional e dali em diante tudo se encaixou. Estou realmente muito feliz por ter vencido em Sebring pela terceira vez. Poucas pessoas conseguiram isso. Pra mim, é uma honra colocar meu nome junto ao delas. Mas não teria chegado aqui sem o apoio da minha família e de grandes equipes. Sem a sorte de ter trabalhado com pessoas excepcionais durante todos estes anos, tanto na Patrón, quanto hoje na Action Express. Agradeço a eles pela oportunidade de correr este ano numa equipe tão renomada e os resultados já estão aparecendo com o segundo lugar em Daytona, a vitória em Sebring e a liderança do endurance e no geral. Foi um dia sensacional”, comemorou Derani.

Depois que a prova começou com Safety Car e muita chuva, Derani precisou apenas de seis voltas em bandeira verde para chegar à liderança. E manteve a ponta até a segunda hora, quando foi o primeiro piloto a parar e trocar os pneus de chuva por slicks.

“Para ser honesto, eu não tinha certeza sobre a troca (para os pneus slicks)”, contou Derani. “A pista estava molhada, mas ao mesmo tempo, sentia que os pneus estavam começando a ir embora. Foi um grande trabalho da equipe colocar os slicks. Eu não pude dar uma resposta a eles, mas eles fizeram o trabalho certo. Foi realmente difícil no começo, com muita água e spray”, lembrou o brasileiro.

A quarta bandeira amarela do evento, na 10ª hora da disputa, diminuiu a diferença de 48 segundos de Derani, permitindo a Jordan Taylor – vencedor das 24 Horas de Daytona em janeiro – se aproximar. Nasr assumiu na relargada e Taylor voltou a se aproximar na última bandeira amarela nos minutos finais. Nasr novamente relargou muito bem, faltando oito minutos para o final, para vencer.

Outro ponto decisivo da corrida veio antes da oitava hora da prova. Nasr ultrapassou o #10 Konica Minolta Cadillac não apenas para assumir a liderança, mas também capturar os cinco pontos para o Campeonato Norte-americano de Endurance. O Whelen Engineering venceu os três segmentos da disputa e agora está empatado com o carro #10 na liderança da competição, que inclui as quatro provas de longa duração do IMSA (além de Daytona e Sebring, Petit Le Mans e Watkins Glen).

Derani, Nasr e Curran também lideram a classificação geral, após duas das 10 etapas do IMSA. A próxima etapa acontecerá no dia 13 de abril em Long Beach, na Califórnia (EUA), com a primeira prova Sprint do ano.

Confira os 10 primeiros nas 12 Horas de Sebring (categoria DPi):
1 31 F. Nasr / E. Curran / P. Derani Whelen Engineering Racing Cadillac DPi 348 voltas em 12:00:15.925
10 R. Van Der Zande / J. Taylor Konica / M. Vaxiviere Minolta Cadillac DPi-V.R. +1.030
5 J. Barbosa / B. Hartley Mustang / F. Albuquerque Sampling Racing Cadillac DPi +4.023
4 7 R. Taylor / H. Castroneves / A. Rossi Acura Team Penske Acura DPi +11.331
5 54 J. Bennett / C. Braun / R. Dumas CORE autosport Nissan DPi +1 volta
6 55 J. Bomarito / H. Tincknell / O. Pla Mazda Team Joest Mazda DPi +2 voltas
85 M. Goikhberg / T. Vautier / J. Piedrahita JDC-Miller MotorSports Cadillac Dpi + 2 voltas
8 84 S. Trummer / S. Simpson / C. Miller JDC-Miller MotorSports Cadillac + 3 voltas
6 D. Cameron / J. Montoya / S. Pagenaud Acura Team Penske + 9 voltas
10 50 W. Owen / R. Binder / A. Canapino Juncos Racing Cadillac Não completou

Site: www.pipoderani.com.br

Facebook: facebook.com/PIPODERANI
Instagram: @pipoderani
Twitter: @pipoderani

Imprensa

Brasil
FGCom
Fernanda Gonçalves
fernanda@fgcom.com.br
Tel. + 55 11 98245.4511
www.fgcom.com.br

Europa
Sniffer Media Ltd
Sam Smith
sniffermedia@gmail.com
Tel: +44 7766718746
www.sniffermedia.com

 

Leia também...

17.04.2024

IMSA: Pole position nas duas etapas de 2024, Derani destaca importância de largar também na frente em Long Beach neste sábado

Corrida no circuito de rua da Califórnia marca a primeira etapa sprint do ano

17.03.2024

Derani sofre forte acidente e abandona 12H de Sebring na liderança: "Foi um daqueles dias em que as coisas viram de cabeça pra baixo, literalmente"

Tetracampeão da corrida, brasileiro largou da pole position e tinha 12 segundos de vantagem na liderança quando teve um toque, capatou e ficou com o carro de ponta cabeça na barreira de pneus. Apesar do susto, felizmente o piloto nada sofreu

15.03.2024

Pipo Derani conquista a segunda pole seguida na temporada e larga na frente nas 12 Horas de Sebring

Tetracampeão da corrida, brasileiro vai atrás de mais uma conquista neste sábado na tradicional prova no circuito da Flórida

12.03.2024

Tetracampeão das 12 Horas de Sebring, Pipo Derani chega animado para lutar por mais uma conquista neste sábado

Vencedor em sua estreia em 2016, brasileiro repetiu o feito em 2018, 2019 e no ano passado e destaca um dos principais pontos para brigar pela vitória: sobreviver até o final

Entre em contato