Capa

Copa Pro Kart: Conheça o regulamento da nova categoria OK que começa dia 18 de maio na KGV

Copa Pro Kart: primeira competição regional da categoria OK
(Jackson de Souza)

Serão três etapas em rodada tripla
(Jackson de Souza)

Serão três etapas em rodada tripla na disputa do primeiro campeonato regional da categoria no Brasil. Premiação aos vencedores também é um dos grandes atrativos

30.04.2019  |  333 visualizações

Os organizadores da Copa Pro Kart, nova competição da categoria OK Internacional, divulgaram na última semana o regulamento para as três etapas desta primeira edição do evento, que acontecerá dentro da Copa São Paulo de Kart Granja Viana (KGV). A primeira etapa será realizada no dia 18 de maio. As demais também acontecerão na Granja Viana, nos dias 8 e 22 de junho (todas em rodada tripla).

As duas primeiras baterias da etapa terão a duração de 11 km / 10 minutos e a terceira 21 km / 20 minutos. O grid de largada da primeira prova será formado de acordo com resultado da tomada de tempos. Na prova 2, valerá o resultado da segunda melhor volta na tomada para a formação do grid. Na prova 3, o grid será definido pela somatória de pontos nas provas 1 e 2. Caso haja empate na formação do grid da prova 3, o desempate será feito pelo resultado da melhor volta na tomada de tempos. O pódio será determinado pela somatória de pontos nas três provas. 

Destinada a pilotos que já tenham completado 15 anos ou mais, a Copa Pro Kart é uma nova iniciativa dos administradores do kartódromo da Granja Viana com o promotor Binho Carcasci, que durante 20 anos realizou a Seletiva de Kart Petrobras. A competição tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da carreira dos pilotos, proporcionando mais aprendizado aos jovens kartistas.

"Pensamos em um regulamento que permita boa quilometragem e que contribua para o aprendizado e desenvolvimento dos pilotos. Por isso, três corridas por fim de semana, com durações distintas, aproximando ainda mais do que é feito na Europa. Nossa missão é criar oportunidade de crescimento para os participantes”, destacou Binho Carcasci.

As baterias 1 e 2 de cada etapa terão pontuação do primeiro ao 15º colocado (17 pontos para o primeiro, 15 para o segundo, 13 para o terceiro, 12 para o quarto, 11 para o quinto, 10 para o sexto, 9 para o sétimo e assim sucessivamente até chegar a 1 ponto para o 15º colocado).

A terceira bateria valerá mais pontos: 1º – 26 pontos; 2º – 23 pontos; 3º – 20 pontos; 4º – 18 pontos; 5º – 16 pontos; 6º – 14 pontos; 7º – 12 pontos; 8º – 10 pontos; 9º – 8 pontos; 10º – 7 pontos; 11º – 6 pontos; 12º – 5 pontos; 13º – 4 pontos; 14º – 3 pontos; 15º – 2 ponto.

O critério de desempate nas etapas da categoria OK será o resultado da terceira bateria. Para a classificação final da Copa Pro Kart será adotado como critério de desempate o maior número de primeiros lugares nas baterias dentro da competição em que ocorreu o empate. Persistindo o empate, o maior número de segundos lugares e assim sucessivamente.

Ao final das nove corridas, os pilotos poderão descartar uma prova de 11 km ou 10 minutos e uma prova de 21 km ou 20 minutos (não necessariamente na mesma etapa). Se o piloto for desclassificado na vistoria técnica, balança ou por algum motivo desportivo não poderá descartar este resultado.

O piloto que somar mais pontos ao final das três etapas, contando os descartes, será o campeão da Copa Pro Kart. Os três primeiros colocados serão premiados com troféus. E a premiação ainda tem outros destaques: o vencedor de cada etapa ganhará um dia de teste num carro da Formula Academy Sudam. O campeão geral do evento também terá direito a um dia de teste. Ressaltando que os prêmios serão concedidos uma única vez. Caso o mesmo piloto ganhe mais de um prêmio, este será transferido para o piloto seguinte no ranking do campeonato.

Veja o regulamento completo no link: http://kartodromogranjaviana.com.br/wp-content/uploads/2019/04/ADENDOS-25-04.pdf

Será a primeira vez no Brasil que a categoria OK terá uma competição regional e a Copa Pro Kart também será uma grande oportunidade para os kartistas se prepararem para o Campeonato Brasileiro de Kart, que desde o ano passado inseriu a categoria em sua disputa. Os motores, que serão sorteados e fornecidos pela RBC Preparações durante o evento, serão os mesmos utilizados na competição nacional.

Confira o calendário da Copa Pro Kart:

1ª etapa: 18 de maio – Kartódromo Granja Viana (Cotia, SP)

2ª etapa: 8 de junho – Kartódromo Granja Viana (Cotia, SP)

3ª etapa: 22 de junho - Kartódromo Granja Viana (Cotia, SP)

FGCom Assessoria de Imprensa

Fernanda Gonçalves

Tel. 11 98245.4511

fernanda@fgcom.com.br

www.fgcom.com.br

 

Leia também...

30.05.2019
Comunicado / Cancelamento Copa Pro Kart

17.05.2019

Copa Pro Kart tem 1ª etapa cancelada. Provas de junho estão mantidas

13.05.2019

Primeiro campeonato regional da categoria OK, Copa Pro Kart começa neste sábado na Granja Viana

Será a primeira de três etapas em rodada tripla com uma ótima oportunidade para os pilotos que se preparam para disputar a forte categoria no Campeonato Brasileiro de Kart. Prêmio para acompanhar uma corrida da Stock Car Light de dentro de uma das principais equipes também é uma das novidades

08.05.2019

Vencedores da Copa Pro Kart ganharão vagas e premiação especial para o Campeonato Brasileiro

Novo campeonato, que começa dia 18 na Granja Viana, vai selecionar 3 kartistas para a categoria OK Internacional no Brasileiro de Kart. Além de garantirem a vaga, os 3 primeiros ainda ganharão como prêmio a taxa de inscrição na competição nacional, subsídio no aluguel do motor e kit de pneus oficial

Entre em contato