Capa

Fábio Pascoalino Passos coloca o Brasil no pódio e é o terceiro colocado no Pré Mundial de Balonismo na Hungria

Número 1 do ranking nacional, piloto de 23 anos conquista grande resultado e segue focado para lutar pelo título Mundial em 2024

19.09.2023  |  589 visualizações

Mais um grande resultado para o brasileiro Fábio Pascoalino Passos, principal nome do balonismo do país na atualidade e número 1 do ranking nacional. O piloto de 23 anos foi o terceiro colocado no Pré Campeonato Mundial de Balonismo, disputado entre 7 e 14 de setembro, em Szeged, na Hungria, e que também foi válido pela Central European Cup 2023.

Após 42 tarefas, Fábio colocou o Brasil no pódio, ficando atrás apenas dos norte-americanos e campeões mundiais Rhett Heartsill, primeiro colocado, e Johnny Petrehn, o segundo no Pré Mundial.

O piloto de Itupeva, no interior de São Paulo, esteve sempre entre os primeiros na competição e chegou a liderar a disputa, que inclui pilotos de todas as idades e serviu como preparativo para o Mundial de 2024, que também acontecerá na Hungria.

Fábio garantiu sua vaga para a competição ao conquistar o Campeonato Brasileiro em 2023 e o vice-campeonato Brasileiro em 2022, o que o colocou em primeiro lugar no ranking do país. No Mundial de 2022, na Eslovênia, ele foi o sétimo colocado entre 103 competidores, resultado que abriu inclusive mais uma vaga para o Brasil no Mundial do ano que vem, permitindo agora ao país levar três representantes.

“Estou realmente emocionado e honrado por ter alcançado o terceiro lugar no Pré Campeonato Mundial na Hungria. Foi uma experiência incrível e desafiadora”, destacou Fábio, que também é o atual bicampeão da Copa do Brasil de Balonismo.

“Foi uma competição muito intensa, com alguns dos melhores pilotos da atualidade no mundo. Não foi uma tarefa fácil, especialmente, porque os norte-americanos são pilotos excepcionais e já conquistaram o título de campeão mundial. Eles estavam voando com mais dois navegadores, que também são excelentes pilotos e competir contra eles foi um grande aprendizado. Eles me motivaram a me superar a cada tarefa”, lembrou Fábio.

“Voar em Szeged na Hungria foi desafiador, pois as condições climáticas eram instáveis e exigiu muita habilidade e navegação precisa. Além disso, as últimas tarefas da tarde, que definiriam o pódio, no último dia de competição, foram especialmente tensas, mas consegui me sair bem”, contou.

“Minha preparação para o Pré Campeonato Mundial envolveu muita prática, treinamento em diferentes cenários e estudo das condições de voo na Hungria. Acredito que a combinação de dedicação, conhecimento técnico e paixão pelo balonismo foi o que me impulsionou”, continuou o brasileiro.

“Para o próximo Campeonato Mundial de 2024, eu pretendo continuar competindo e aprimorando minhas habilidades. Meu objetivo é um dia alcançar o título de campeão mundial e representar o Brasil com orgulho”, completou Fábio, que no mês passado já havia ficado entre os melhores do mundo no Mundial Júnior de Balonismo (para pilotos até 27 anos), que foi realizado na Polônia.

O jovem piloto integra a equipe RVB Team, mesmo time de seu pai, outro grande representante do esporte no país: o pentacampeão brasileiro Fábio Passos.

Além do pai, Fábio também herdou a paixão pelo balonismo do lado materno. Sua mãe, Katherine, sempre esteve envolvida com o esporte, fazendo resgate e medindo os ventos no solo. Além disso, o pai de Katherine e avô de Fábio, Wagner Pascoalino, também é piloto de balão e voou com o neto quando ele tinha 17 e 18 anos e ainda não possuía brevê para participar sozinho das competições.

Confira os resultados completos do Campeonato Pré-Mundial no link: https://watchmefly.net/events/event.php?e=CECUP23&v=tt 

Destaques da carreira do piloto Fábio Pascoalino Passos:

Principais conquistas
Bicampeão Brasileiro de Balonismo (2021 e 2023)
Bicampeão da Copa do Brasil (2022 e 2023)
Campeão das Etapas da Copa do Brasil 2023 em Araxá/MG, Rio Claro/SP e Araçoiaba da Serra/SP em 2023
Campeão Paulista (2019)
Hexacampeão Brasileiro Júnior (2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023)
7º Colocado no Campeonato Mundial de 2022 na Eslovênia em sua estreia na competição (piloto mais novo entre 103 competidores)
3º Colocado no Campeonato Pré Mundial de 2023 na Hungria
4º Colocado no Campeonato Mundial de Juniores na Polônia em 2021
7º Colocado no Campeonato Mundial de Juniores na Polônia em 2023

Outros títulos
2018 Campeão 2ª Copa Cordeirópolis de Balonismo
2020 Campeão do 1º Open de Torres de Balonismo
2022 Campeão 3º Festival de Balonismo de Ibaté/SP
2022 Campeão 32º Festival Internacional de Balonismo de Torres
2023 Campeão 3º Festival Fernandópolis de Balonismo

Saiba mais em:
https://www.instagram.com/fabioppassos/ 
https://www.instagram.com/hotairballoonfabiopassos/ 

Imprensa:
FGCom Assessoria
Fernanda Gonçalves
fernanda@fgcom.com.br
(11) 98245.4511
www.fgcom.com.br

 

 

 

Fábio Pascoalino Passos (à direita) na premiação do Pré Mundial
(Divulgação)

Fábio é o número 1 do ranking nacional
(Divulgação)

Equipe brasileira na Hungria
(Divulgação)

Piloto se prepara para o Mundial do ano que vem
(Divulgação)

Leia também...

30.08.2023

Fábio Pascoalino Passos coloca o Brasil novamente entre os melhores do mundo no Mundial Júnior de Balonismo na Polônia

Líder do ranking do esporte no país, atual bicampeão Brasileiro e bicampeão da Copa do Brasil, paulista de 23 anos é o sétimo colocado na competição mundial encerrada no último final de semana

02.08.2023

Principal nome do balonismo brasileiro na atualidade, Fábio Pascoalino Passos se prepara para as disputas do Mundial Júnior e Pré Mundial na Europa

Piloto de 23 anos sagrou-se bicampeão Brasileiro e bicampeão da Copa do Brasil em 2023 e chega motivado para as competições internacionais a partir deste mês

Entre em contato