Capa

Pipo Derani PR

Pipo Derani estabelece novo recorde e conquista a pole position para as 24 Horas de Daytona

Pipo Derani é pole position em Daytona
(José Mário Dias)

Brasileiro estabeleceu um novo recorde no circuito
(José Mário Dias)

Pole é a décima do brasileiro no IMSA
(José Mário Dias)

Derani celebra com a equipe
(José Mário Dias)

24 Horas de Daytona serão disputadas neste sábado e domingo
(José Mário Dias)

Atual campeão do IMSA, brasileiro quebra marca anterior, registrada há cinco anos, e faz a melhor volta em 1min32s656, colocando o #31 Whelen Engineering Cadillac V-Series.R na frente do grid da lendária corrida, que terá sua largada neste sábado

22.01.2024  |  807 visualizações

Pole position para o brasileiro Pipo Derani nas 24 Horas de Daytona, sua 10ª pole no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, principal campeonato de endurance dos Estados Unidos. Atual campeão da categoria, Derani voou baixo nos treinos no Daytona International Speedway, liderando duas sessões livres, e garantindo a pole position na tomada de tempos no geral e na classe principal, a GTP.

A volta mais rápida no classificatório, realizado domingo (21), também estabeleceu um novo recorde no circuito de 12 curvas e 3,56 milhas (aproximadamente 5,7 km). Com o tempo de 1min32s656, Derani superou a marca anterior, que havia sido estabelecida há cinco anos.

O brasileiro dividirá o #31 Whelen Engineering Cadillac V-Series.R, da equipe Action Express Racing, com os companheiros Jack Aitken e Tom Blomqvist na 62ª edição da lendária corrida, que terá sua largada neste sábado (27), às 14 horas de Brasília.

Campeão em Daytona em 2016, em sua corrida de estreia no IMSA, Derani vai em busca de sua segunda conquista nesta pista num momento muito especial. Aos 30 anos, o brasileiro - que é bicampeão do IMSA (2021 e 2023) e tetracampeão das 12 Horas de Sebring – disputará as 24 Horas de Daytona com o apoio do BB Americas, subsidiária do Banco do Brasil nos Estados Unidos, e levará a marca em seu capacete.

Feliz com a conquista da pole e o novo recorde, o piloto agradeceu todo o trabalho da equipe neste início de temporada. “Com a ajuda de uma grande equipe e um grande carro, nosso Cadillac estava voando na tomada de tempos. É um privilégio e um prazer pilotar um carro assim. Ele estava realmente bem acertado. Fizemos uma simulação para o classificatório antes e estávamos perdendo alguns décimos para o P1, mas acredito que tudo funcionou exatamente como precisávamos para o classificatório, para superarmos essa diferença. Foi um grande trabalho da equipe para melhorar o que era preciso para a tomada de tempos. O carro estava sobre os trilhos e foi muito bom aproveitar e sentir toda a potência do GTP”, celebrou Derani.

“Acredito que estamos trabalhando na direção certa. Obviamente, no ano passado, ficamos próximos da pole position, mas não chegamos lá. Estavam todos muito próximos e os detalhes fizeram a diferença. E, no final do dia, são estes detalhes que podem dar um tempo extra e conseguimos fazer isso hoje (ontem)”, continuou o brasileiro.

Derani também revelou que não pensava em estabelecer um novo recorde. “Para ser honesto, não estávamos falando sobre o que seria possível. Estávamos apenas tentando maximizar as ferramentas que tínhamos. Sabíamos que estávamos muito próximos quando fizemos o simulado para o classificatório, mas para ser honesto, foi uma surpresa estar quase um segundo mais rápido do que no treino anterior. Acredito que as condições estavam perfeitas para isso também. O frio e o bom desempenho dos pneus e, obviamente, no classificatório você tem menos combustível, entre outros. Mas eu diria que ficamos surpresos com o tempo da volta”, completou o bicampeão do IMSA.

Ao todo, 59 carros e quase 130 pilotos disputarão a 62ª edição das 24 Horas de Daytona neste fim de semana. A prova poderá ser acompanhada ao vivo pelo aplicativo do IMSA ou pelo site https://www.imsa.com/tv/.

Confira os 10 primeiros no grid da GTP:
1. P. Derani / J. Aitken / T. Blomqvist (Cadillac V-Series.R) 1min32s656
2. R. van der Zande / S. Bourdais / S. Dixon / A. Palou (Cadillac V-Series.R) 1min32s727
3. D. Cameron / F. Nasr / M. Campbell / J. Newgarden (Porsche 963) 1min32s876
4. C. De Phillippi / N. Yelloly / M. Martin / R. Rast (BMW M Hybrid V8) 1min33s022
5. J. Taylor / L. Deletraz / C. Herta / J. Button (Acura ARX-06) 1min33s100
6. R. Taylor / F. Albuquerque / B. Hartley / M. Ericsson (Acura ARX-06) 1min33s347
7. N. Tandy / M. Jaminet / K. Estre / L. Vanthoor (Porsche 963) 1min33s381
8. J. Krohn / A. Farfus / P. Eng / D. Vanthoor (BMW M Hybrid V8) 1min33s499
9. T. van der Helm / P. Hanson / B. Keating / R. Westbrook (Porsche 963) 1min33s506
10. G. Bruni / N. Jani / A. Picariello/ R. Dumas (Porsche 963) Sem tempo

Mais informações:
www.pipoderani.com.br 
Facebook: facebook.com/PIPODERANI
Instagram: @pipoderani
Twitter: @pipoderani

Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves
fernanda@fgcom.com.br
Tel. + 55 11 98245.4511
www.fgcom.com.br

Leia também...

21.04.2024

IMSA: Derani volta ao pódio e é o segundo colocado na etapa de Long Beach

Atual campeão, brasileiro largou da pole position e esteve muito próximo da primeira vitória na temporada

20.04.2024

IMSA: Pipo Derani conquista terceira pole consecutiva em 2024 e larga na frente neste sábado em Long Beach

Atual campeão, brasileiro parte em busca de sua primeira vitória na temporada

17.04.2024

IMSA: Pole position nas duas etapas de 2024, Derani destaca importância de largar também na frente em Long Beach neste sábado

Corrida no circuito de rua da Califórnia marca a primeira etapa sprint do ano

17.03.2024

Derani sofre forte acidente e abandona 12H de Sebring na liderança: "Foi um daqueles dias em que as coisas viram de cabeça pra baixo, literalmente"

Tetracampeão da corrida, brasileiro largou da pole position e tinha 12 segundos de vantagem na liderança quando teve um toque, capatou e ficou com o carro de ponta cabeça na barreira de pneus. Apesar do susto, felizmente o piloto nada sofreu

Entre em contato