O brasileiro Pipo Derani, de 23 anos, exibiu uma de suas melhores performances na temporada do FIA WEC (Campeonato Mundial de Endurance), no último sábado (dia 19), na disputa das 6 Horas do Bahrein.
A bordo do # 31 Tequila Patrón Ligier JS P2-Nissan, Pipo foi novamente destaque na conquista do quarto lugar na etapa, assegurando a quarta posição para a equipe na classificação final da LMP2. Foi um final muito positivo para o brasileiro, que este ano venceu as 24 Horas de Daytona e as 12 Horas de Sebring, além de ter conquistado quatro pódios no FIA WEC.
Derani iniciou a disputa das 6 Horas do Bahrein ao cair da tarde na pista que recebe o GP do Bahrein de F-1 e, imediatamente, conquistou várias posições. Na sequência, o companheiro Ryan Dalziel completou seu duplo stint e Derani voltou ao cockpit, registrando várias voltas rápidas e, após uma bandeira amarela, assumiu a liderança com uma excelente estratégia da equipe ESM nos boxes.
Com a corrida entrando na sua hora final, o piloto Prata da equipe Chris Cumming assumiu o cockpit do Ligier, para cumprir o mínimo dos 75 minutos de corrida. Na liderança, Cumming não conseguiu se defender dos pilotos Platina - Filipe Albuquerque, Rene Rast e Nicolas Lapierre - e caiu para a quarta posição. No entanto, foi uma disputa valente de toda a equipe, após uma estratégia criativa e suficiente para assegurar os pontos que colocaram o time em quarto na temporada.
"Tivemos uma corrida muito forte hoje, onde fizemos o máximo e mostramos que podemos criar juntos uma nova estratégia para alcançar um resultado top", declarou Derani. "O ritmo do carro era bom durante a prova e mostramos que podemos lutar com os líderes e ficar à frente deles por alguns períodos", continuou o brasileiro.
"Antes da última parada, estávamos 50 segundos à frente, o que é realmente muito bom, porque a competição este ano foi muito dura, com os pilotos classificados em termos diferentes", lembrou. "Foi outra grande apresentação e não houve erros. A temporada chega agora ao final e foi uma forma satisfatória de terminar nossa campanha no WEC. Tenho de agradecer à equipe por este super ano. Eles foram formidáveis e foi um prazer correr com este time e experimentar o sucesso que tivemos", completou Derani.
Embora a temporada tenha terminado, o trabalho de Derani continua até o final do ano, já que o piloto viaja para os Estados Unidos para continuar seu trabalho como pilotos de testes oficial da Onroak Automotive, que lançou recentemente o novo Ligier JS P217.
Confira o resultado das 6 Horas do Bahrein (Top-6 LMP2):
1 Brundle/Rast/Rusinov G-Drive Racing ORECA 05-Nissan
2 Albuquerque/Gonzalez/Senna RGR Sport by Morand Ligier JS P2-Nissan
3 Lapierre/Menezes/Richelmi Signatech Alpine A460-Nissan
4 Cumming/Dalziel/Derani Extreme Speed Motorsports Ligier JS P2-Nissan
5 Dillmann/Gelael/van der Garde Extreme Speed Motorsports Ligier JS P2-Nissan
6 Chatin/Cheng/Tung Baxi DC Racing Alpine A460-Nissan
Classificação final LMP2 (Pilotos):
1 Lapierre/Menezes/Richelmi 199
2 Albuquerque/Senna/Gonzalez 166
3 Rusinov 162
4 Cumming/Dalziel/Derani 116
5 Rast 111
6 Brundle 98
Classificação final LMP2 (Equipes):
1 Signatech Alpine 199
2 RGR Sport by Morand 169
3 G-Drive Racing 164
4 Extreme Speed Motorsports 116
5 Extreme Speed Motorsports 78
6 SMP Racing 69
8 SMP Racing 60
www.pipoderani.com.br
Facebook: facebook.com/PIPODERANI
Twitter: @pipoderani
Imprensa
Brasil
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
fernanda@fgcom.com.br
beatriz@fgcom.com.br
Tel. + 55 11 4116.5509
www.fgcom.com.br
Europa
Sniffer Media Ltd
Sam Smith
sniffermedia@gmail.com
Tel: +44 7766718746
www.sniffermedia.com