O brasileiro Pipo Derani mais uma vez mostrou todo o seu talento nas pistas, neste domingo (15), ao conquistar nos minutos finais mais um pódio para a equipe Whelen Engineering Racing na nona e penúltima etapa do IMSA WeatherTech SportsCar Championship.
Faltando 11 minutos para a bandeira quadriculada, Derani ultrapassou o Cadillac #10, dos rivais Renger Van Der Zande e Jordan Taylor, para garantir o terceiro lugar e manter as chances matemáticas na briga pelo título da temporada na última etapa em Road Atlanta.
Foi o quarto pódio de Derani e do companheiro Felipe Nasr na temporada (vitória nas 12 Horas de Sebring, dois segundos lugares nas 24 Horas de Daytona e Detroit e o terceiro lugar em Laguna Seca). A dupla está a 12 pontos dos líderes Juan Pablo Montoya e Dane Cameron (274 a 262) que venceram a etapa de Laguna Seca.
O início da prova deste domingo não foi fácil para o #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R. Nasr partiu da quinta colocação e, logo na segunda curva, acabou pressionado e jogado pra fora da pista, perdendo posições. O piloto teve de ir atrás da recuperação.
Derani, que no ano passado venceu em Laguna Seca com a equipe ESM, assumiu a pilotagem para os stints finais e também teve de lidar com o consumo de combustível no final da prova para chegar ao pódio.
“Foi uma corrida interessante. Voltar ao pódio é bom, mas estar atrás dos Acuras não é o que gostaríamos”, destacou Derani, tricampeão das 12 Horas de Sebring.
“Acredito que fizemos o melhor que podíamos. Fomos o melhor Cadillac e este tem sido também um dos nossos objetivos na temporada. Mas foi uma corrida dura”, analisou o piloto.
“Meu primeiro stint foi difícil. O segundo foi melhor, com os pneus rendendo mais. Nos minutos finais, tive de brigar com o carro #10, enquanto tentava economizar combustível, o que foi interessante”, lembrou.
“Eles estavam muito bem, mas felizmente chegamos na frente. Agora vamos levar a briga pelo campeonato até a última etapa. Estou orgulhoso da corrida que fizemos neste domingo. Toda a equipe realizou um grande trabalho”, finalizou o brasileiro, que já está com o contrato renovado para seguir na equipe Action Express Racing em 2020 ao lado de Nasr.
A última etapa do IMSA acontecerá no dia 12 de outubro, com a disputa das 10 Horas de Petit Le Mans, em Road Atlanta. Também estará em jogo o título do Campeonato Norte-americano de Endurance, que inclui as quatro provas longas da temporada. Nasr e Derani também brigam pelo título da competição que a Action Express Racing já venceu seis vezes.
Resultado da etapa de Laguna Seca (Top-10 categoria DPi):
1 #6 D. Cameron / J. Montoya (Acura Team Penske Acura DPi) 121 voltas em 2h41min11s681
2 #7 R. Taylor / H. Castroneves (Acura Team Penske Acura DPi) +9.784
3 #31 F. Nasr / P. Derani (Whelen Engineering Racing Cadillac DPi) +19.131
4 #10 R. Van Der Zande / J. Taylor (Konica Minolta Cadillac DPi-V.R. Cadillac DPi) +20.122
5 #5 J. Barbosa / F. Albuquerque (Mustang Sampling Racing Cadillac DPi) +23.543
6 #77 O. Jarvis / T. Nunez (Mazda Team Joest Mazda DPi) +24.349
7 #54 J. Bennett / C. Braun (CORE autosport Nissan DPi) + 1 volta
8 #85 M. Goikhberg / T. Vautier (JDC-Miller MotorSports Cadillac DPi) + 2 voltas
9 #84 S. Trummer / S. Simpson (JDC-Miller MotorSports Cadillac DPi) + 2 voltas
10 #55 J. Bomarito / H. Tincknell (Mazda Team Joest Mazda DPi) Não completou
Site: www.pipoderani.com.br
Facebook: facebook.com/PIPODERANI
Instagram: @pipoderani
Twitter: @pipoderani
Imprensa
Brasil
FGCom
Fernanda Gonçalves
fernanda@fgcom.com.br
Tel. + 55 11 98245.4511
www.fgcom.com.br
Europa
Sniffer Media Ltd
Sam Smith
sniffermedia@gmail.com
Tel: +44 7766718746