Capa

Pipo Derani PR

IMSA: Pipo Derani conquista o quarto pódio da temporada no Canadá

Pipo Derani (à direita) e Olivier Pla no pódio no Canadá
(Brian Cleary)

Brasileiro soma quatro pódios na temporada 2022
(Brian Cleary)

Brasileiro é o terceiro colocado na disputa da oitava etapa e agora se prepara para voltar ao FIA WEC em Monza

04.07.2022  |  338 visualizações

O brasileiro Pipo Derani conquistou neste domingo (3) seu quarto pódio na temporada 2022 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship. Ao lado do francês Oliver Pla, ele foi o terceiro colocado na oitava etapa do campeonato, realizada no Canadian Tire Motorsports Park, em Ontario, no Canadá.

No sábado (2), Pla classificou o #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V, da equipe Action Express Racing, na quinta colocação, com o tempo de 1min05s126 no traçado de 2,459 milhas e 10 curvas.

O início da prova, no entanto, não foi como o esperado para o francês, que acabou perdendo uma posição na largada. Mas, algumas bandeiras amarelas, ajudaram-no a voltar ao quinto lugar antes de seu primeiro pit stop, na volta 12.

A partir daí, o francês foi ganhando posições, chegando a estar em terceiro, antes de entregar o carro para Derani, quando faltava 1h41min para o final da disputa.

O brasileiro passou grande parte de seus dois stints iniciais na quinta posição, até a volta 92, quando todos os DPis pararam, exceto Derani, para reabastecimento, restando 38 minutos.

Neste período, o brasileiro liderou brevemente a corrida, antes de parar nos boxes. O piloto voltou para a disputa na sexta posição. Poucas voltas depois, o Acura #10 saiu da pista, após um contato com o Cadillac #2, o que permitiu que Derani subisse para quinto.

Em seguida, o brasileiro ganhou mais uma posição quando o Cadillac #2 sofreu uma punição, faltando 29 minutos para o final. A partir daí, a corrida ficou ainda mais interessante para Derani e a equipe Action Express Racing.

Porém, na volta 103, as chances do time quase foram embora, quando o Acura #10 atingiu a traseira esquerda do Cadillac #31. Como resultado, o Acura rodou e tocou o muro. Felizmente, Derani seguiu na pista e acelerou forte, antes da quarta amarela da corrida.

A bandeira verde só voltou a ser acionada na volta 106, com 18 minutos para o final. Derani estava em quarto e logo atrás do Cadillac #1. Quando o Cadillac #1 passou o Cadillac #5 na briga pelo segundo lugar, Derani também conseguiu aproveitar a oportunidade e ultrapassou o carro #5 para chegar ao terceiro posto.

“Quando o Cadillac #1 tentou passar o #5, ele (Richard Westbrook) espalhou um pouco na Curva 3 e consegui aproveitar a chance, ir por dentro e ultrapassá-lo também”, contou Derani.

Com dois minutos para a quadriculada, Pipo estava bem próximo do Acura #60, tentando brigar pelo segundo lugar. O brasileiro fez algumas manobras, mas não teve chance de superar os rivais.

“Foi um bom final, considerando nossas últimas corridas”, comentou Derani. “Fizemos um bom trabalho para voltar ao pódio. A temporada está muito competitiva e precisávamos de um bom resultado. Então, estou feliz pela equipe”, finalizou o atual campeão do IMSA, que está em quinto lugar na temporada 2022.

A próxima etapa do IMSA acontecerá entre os dias 4 e 7 de agosto, em Elkhart Lake. Neste fim de semana, no entanto, Derani volta ao FIA WEC, para a disputa das 6 Horas de Monza, na Itália, com a Glickenhaus Racing.

Resultado da 8ª etapa do IMSA (classe DPi):
1. R. van der Zande / S. Bourdais (Cadillac Racing / Cadillac DPi) 123 voltas em 2h40min31s158
2. O. Jarvis / T. Blomqvist (Meyer Shank Racing / Acura DPi) + 3.509
3. P. Derani / O. Pla (Whelen Engineering Racing / Cadillac DPi) + 4.272
4. E. Bamber / A. Lynn (Cadillac Racing / Cadillac DPi) + 4.704
5. T. Vaultier / R. Westbrook (JDC Miller Motorsports / Cadillac DPi) + 5.785
6. R. Taylor / F. Albuquerque (Konica Minolta Acura ARX-05 / Acura DPi) + 15.025

Site: www.pipoderani.com.br
Facebook: facebook.com/PIPODERANI
Instagram: @pipoderani
Twitter: @pipoderani

Imprensa

Brasil
FGCom
Fernanda Gonçalves
fernanda@fgcom.com.br
Tel. + 55 11 98245.4511
www.fgcom.com.br

Europa
Sniffer Media Ltd
Sam Smith
sniffermedia@gmail.com
Tel: +44 7766718746
www.sniffermedia.com

 

 

Leia também...

08.08.2022

IMSA: Tempo instável atrapalha estratégia dos pneus e incidente na corrida deixa Pipo Derani em sexto lugar em Road America

Fim de semana difícil para o atual campeão da categoria, que já pensa na disputa da última etapa do ano em outubro em Petit Le Mans

03.08.2022

IMSA: Pipo Derani disputa penúltima etapa da temporada em Road America, pista onde já venceu duas vezes

Brasileiro está animado para voltar ao circuito neste final de semana

11.07.2022

FIA WEC: Problema no turbo do Glickenhaus Racing 007 LMH tira chances de vitória inédita de Pipo Derani nas 6H de Monza

Brasileiro lidera corrida e mostra força da Glickenhaus Racing diante das equipes de fábrica

08.07.2022

6 Horas de Monza: Pipo Derani busca novo pódio no FIA WEC em uma de suas pistas favoritas

Brasileiro volta a acelerar o Hipercarro da equipe Glickenhaus Racing na quarta etapa do Mundial de Endurance da FIA

Entre em contato