Capa

23ª Copa Brasil de Kart em Aracaju deixa legado importante para o fortalecimento do kartismo no Norte e Nordeste do país

Maior edição do evento num estado da região contou com quase 250 pilotos de todo o Brasil, sendo 40% deles do Norte/Nordeste

02.08.2022  |  288 visualizações

Encerrada no último final de semana (dia 30), no Kartódromo Emerson Fittipaldi, em Aracaju (SE), a 23ª Copa Brasil de Kart deixa um legado importante para o kartismo do Norte e Nordeste do país, com a disputa de sua maior edição na região.

Organizada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por meio da Comissão Nacional de Kart (CNK) e em parceria com a Federação Sergipana de Automobilismo (FSA), a edição de 2022 da Copa Brasil teve 247 inscrições, 98 delas de pilotos filiados às federações das regiões Norte e Nordeste, representando 40% dos participantes nos grids das 22 categorias em disputa.

Os pilotos da Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP) foram maioria (43), mas seguidos de perto pelos da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (FAUESC), com 35 representantes, e pela Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), com 33. Entre os estados do Nordeste, destaque também para Sergipe, com 22 pilotos correndo em casa e Maranhão, com 12 inscritos.

Entre as federações campeãs, a FAUESC foi a que faturou o maior número de títulos, com oito pilotos, seguida pela FASP, com quatro.

A disputa em Aracaju teve quase 100 pilotos a mais que a última Copa Brasil de Kart realizada no Nordeste (no Circuito Internacional do Paladino, em Conde/PB, em 2017). Grande parte deste sucesso se deve aos esforços da nova gestão da CBA, comandada pelo presidente Giovanni Guerra, em fortalecer o kartismo em todas as regiões do país, fomentando principalmente o Nordeste, que passou a contar com um campeonato regional desde o ano passado e já colhe frutos com novos kartódromos sendo construídos na região.

A cidade de Aracaju também não mediu esforços para receber o evento, que foi abraçado pela prefeitura municipal e pela FSA, que reformaram todo o kartódromo e seu asfalto para receber os melhores pilotos do país.

“Gostaria muito de agradecer ao Giovanni Guerra, por ter feito essa aposta e ter trazido a Copa Brasil de Kart para o Sergipe pela primeira vez. Foi um desafio muito grande e nos surpreendemos com o número de pilotos nos treinos e na competição. Sabemos que temos pontos a melhorar, enfrentamos algumas dificuldades no início do evento, mas com muito trabalho conseguimos superá-las e seguir com tranquilidade. Gostaria também de agradecer ao Binho (Carcasci, presidente da CNK), a todos os comissários da CBA e seu staff. Foi um evento que movimentou muito também a nossa economia local, nossos hotéis, restaurantes e vai abrir ainda mais portas para o kartismo na região, para mecânicos e preparadores”, declarou Kennedy Fonseca, presidente da FSA.

“Ficamos muito honrados com a presença do Giovanni aqui na primeira semana do evento e isso foi fundamental naquele momento, nos fortaleceu muito. Para encerrar também gostaria de agradecer à prefeitura municipal de Aracaju, à EMSURB (Empresa Municipal de Serviços Urbanos), ao prefeito Edvaldo Nogueira, ao corpo de bombeiros e a todos que nos ajudaram a tornar esse evento tão importante possível”, continuou.

“Encerramos a Copa Brasil muito satisfeitos. Todos na Federação Sergipana e na Associação Sergipana de Kart, presidida pelo meu amigo Renan Tavares, abraçaram esse desafio e trabalhamos intensamente. Demos o nosso melhor e estamos muito felizes com o retorno e mensagens que temos recebido, nos parabenizando”, completou Fonseca.

Rubens Carcasci, presidente da CNK, também celebrou os resultados. “Um dos objetivos desta Copa era fortalecer o kartismo da região e ele foi alcançado. Os números de pilotos dos estados do Norte e Nordeste e a presença de presidentes de federações locais mostram isso. Tenho certeza de que esse legado será bem aproveitado por lá”, destacou.

“Tivemos alguns problemas estruturais no início do evento, mas agradeço o incansável trabalho do Kennedy e do pessoal da FSA, que conseguiram ao final resolver grande parte deles para entregarmos um evento digno, de grande porte, para quase 250 pilotos. Vamos para os próximos campeonatos, carregando os ensinamentos que tivemos”, finalizou Carcasci.

Chassis Bravar e Tony Kart têm o maior número de campeões
Na briga entre os 22 títulos da 23ª Copa Brasil de Kart, as marcas de chassis Bravar e Tony Kart levaram a melhor, com cinco títulos para cada. Thunder veio logo em seguida, com quatro, e CRG, com três. Mega e Mini tiveram dois cada e Techspeed um.

Todos os campeões da Copa Brasil foram premiados com a isenção de suas taxas de inscrição no Campeonato Brasileiro de Kart deste ano. Além disso, em algumas categorias, houve premiações especiais, como a seletiva na OK e OK Júnior, onde os campeões Olin Galli e Gabriel Koenigkan representarão o Brasil em outubro no FIA Motorsport Games, em Paul Ricard, na França, com todas as despesas pagas pela CBA.

Na KZ e KZ Graduados, os campeões (Gaetano di Mauro e Waldir Belizario) e vice-campeões (Pedro Piquet e Marco Antonio) também ganharam uma corrida compartilhada na Copa Shell HB20 (o carro será disponibilizado pela Copa Shell HB20 sem custos, cabendo aos premiados arcar com despesas correlatas, tais como viagem, hospedagem e batida).

Outro ponto importante da Copa Brasil de Kart em Aracaju foi a isenção da taxa de inscrição para as pilotas. Com quatro representantes, as meninas fizeram bonito. Destaque para a catarinense Rafaela Ferreira, de 16 anos, pole na F4 Graduados e sexta colocada numa das categorias mais competitivas do grid, a Graduados.

Bia Martins também foi muito bem e terminou em quarto na Novatos, mesmo resultado de Kaka Magno na Sênior B. Com apenas 7 anos, Nicolle Nascimento também deu show na Mirim, terminando em oitavo lugar na final.

Confira as marcas de chassis e os seus campeões na 23ª edição da Copa Brasil de Kart:

Bravar 5 títulos
Júnior Menor: #51 Theo Salomão - FAUGO
Cadete: #116 Pablo Hattori - FAUGO
OK Júnior: #7 Gabriel Koenigkan – FADF
Mirim: #33 Lucas Ferreira – FASP
F4 Júnior: #127 Dudu Araujo - FAUESC

Tony 5 títulos
Júnior: #386 Gabriel Moura – FAUESC
KZ Graduados: #11 Gaetano di Mauro – FPRA
KZ Sênior: #222 Waldir Belizario – FAUESC
Sênior 60+: #8 Munir Aboissa - FASP
Super Sênior Master: #157 Cylmar Fortes - FADF

Thunder 4 títulos
Novatos: #5 Edu Perez – FASP
Super F4: # 25 Murilo Fiore - FAUESC
Sênior A: #212 Alain Sisdeli - FPARN
F4 Graduados: #25 Guilherme Peixoto - FASP

CRG 3 títulos
Graduados: #4 Olin Galli - FAUESC
OK: #4 Olin Galli - FAUESC
Super Sênior: #55 Ale Xavier - FPRA

Mega 2 títulos
F4 Sênior: #104 Flaviano Ramos – FAUESC
F4 SS: #1 Marcos da Silva - FAERJ

Mini 2 títulos
Sênior B: #101 John Louis - FPRA
F4 S60+: #44 Luiz Pinheiro – FMA

Techspeed 1 título
F4 SSM: #11 Paulo Sant’anna - FASP

A 23ª Copa Brasil de Kart contou com o patrocínio do Banco BRB, MG Tires e RBC Preparações.

Saiba tudo sobre a 23ª edição da Copa Brasil de Kart:

Resultados: http://cronoelo.com.br e nos aplicativos racemonitor, mylaps e racehero

Notícias: https://cba.org.br/campeonato/home/245/copa-brasil-de-kart

Fotos / Crédito: Cris Reis / Planet Kart Imagens

Grupo 1: https://www.dropbox.com/sh/1ymcd0od88plxow/AABmuKTwK5yW5oxoW2sL-REda?dl=0

Grupo 2: https://www.dropbox.com/sh/ald7dqlyja2faqe/AABKm9KFLBnI4PaxiCqnVkkDa?dl=0

Premiações da 23ª edição da Copa Brasil de Kart:
- Troféus para os três primeiros nas categorias de formação (Júnior, Graduados, KZ, OK Júnior e OK) e para os cinco primeiros nas demais;
- Troféu para o chefe de equipe ou mecânico do piloto vencedor em cada categoria;
- Isenção na taxa de inscrição para o 57º Campeonato Brasileiro de Kart para os campeões de todas as categorias;
- Vaga para representar o Brasil no FIA Motorsport Games, em outubro, na França, para os campeões da OK e OK Júnior, com todas as despesas pagas pela CBA (viagem, hospedagem, translado, seguro, inscrição e equipamento a ser utilizado na categoria);
- Corrida compartilhada na Copa Shell HB20 para os campeões e vice-campeões da KZ Graduados e KZ Sênior (o carro será disponibilizado pela Copa Shell HB20 sem custos, cabendo aos premiados arcar com despesas correlatas, tais como viagem, hospedagem e batida);
- Workshop gratuito após os briefings dos dois grupos para os inscritos na Copa Brasil de Kart sobre “Estratégias Mentais no Automobilismo”, com o piloto Rodrigo Piquet;
- Palestra com dicas sobre aquisição de dados em telemetria, apresentada por Jeison Teixeira, da Racing DNA, também após os briefings, com sorteio de duas inscrições gratuitas no curso on-line, que ele lançou em parceria com Douglas Amâncio, com uma introdução ao software de análises e um passo a passo onde ensina todas as funcionalidades do painel Mychron 5, da renomada linha AIM, líder de marcado em aquisição de dados.

Mais informações, acesse: www.cba.org.br

Comunicação CBA

Fernanda Gonçalves (CNK)
11 98245-4511
fernanda@fgcom.com.br

Fran Oliveira (Institucional)

Américo Teixeira Junior
19 99749-8111
comunicacao@cba.org.br

 

  • 23a Copa Brasil de Kart foi a maior realizada no Norte/Nordeste
    (Cris Reis / Planet Kart Imagens)

  • 247 inscrições na Copa Brasil em Aracaju
    (Cris Reis / Planet Kart Imagens)

  • Kennedy Fonseca, Giovanni Guerra e Rubens Carcasci (esq. para a dir.)
    (Cris Reis / Planet Kart Imagens)

  • KZ Graduados teve Gaetano di Mauro, Pedro Piquet e Danilo Dirani no pódio
    (Cris Reis / Planet Kart Imagens)

  • OK Júnior selecionou Gabriel Koenigkan para o FIA Motorsport Games
    (Cris Reis / Planet Kart Imagens)

  • Na OK, Olin Galli será o representante do Brasil no evento da FIA
    (Cris Reis / Planet Kart Imagens)

  • Rafaela Ferreira: pole na F4 Graduados
    (Cris Reis / Planet Kart Imagens)

  • Giovanni Guerra e os comissários e staff da CBA
    (Cris Reis / Planet Kart Imagens)

Leia também...

30.07.2022

23ª Copa Brasil de Kart chega ao fim em Aracaju com cinco novos campeões, cinco bicampeões, um tetracampeão e um hexacampeão

As finais das categorias OK e OK Júnior, que valiam vaga para o FIA Motorsport Games, na França, foram destaque no Grupo 2. Olin Galli e Gabriel Koegnikan serão os integrantes da seleção brasileira na competição internacional, que acontecerá em outubro

29.07.2022

Últimos campeões da 23ª Copa Brasil de Kart serão conhecidos neste sábado em Aracaju

Finais definirão mais 12 campeões do segundo maior evento do kartismo nacional. Acompanhe ao vivo no Youtube CBA BR Kart a partir das 10 horas

27.07.2022

Começa a disputa do Grupo 2 da Copa Brasil de Kart com mais 12 categorias em ação no Kartódromo Emerson Fittipaldi em Aracaju

23ª edição do evento já é a maior realizada no Nordeste, com o total de 247 inscrições. Finais do segundo grupo acontecerão no sábado

24.07.2022

Copa Brasil de Kart coroa 10 campeões do Grupo 1 em Aracaju e tem chegada eletrizante na KZ com Di Mauro, Piquet e Dirani separados por 61 milésimos

A partir de terça-feira, terá início as atividades do Grupo 2 da 23ª edição do segundo maior evento do kartismo nacional, englobando mais 12 categorias

Entre em contato