A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por meio da Comissão Nacional de Kart (CNK), homologou esta semana o primeiro chassi Grupo 3 no Brasil, alinhado com as normas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para categorias de chassis pequenos, anteriores à OK Júnior, e que utilizem motores mais fortes.
A fabricante Concept Kart é a primeira no país a ter seu chassi do Grupo 3 aprovado e a CBA aguarda a finalização do projeto da Kart Mini para homologar o seu equipamento nos próximos dias também.
A novidade visa atender com mais segurança e tecnologia a nova categoria Mini 2T, que estreou no Brasileiro de Kart no final do ano passado e estará presente em todas as competições organizadas pela CBA este ano.
“Os chassis das categorias Cadete e Mirim são menores e dotados de freio mecânico. Com a chegada da Mini 2T, esse chassi passou a ser insuficiente. Primeiro, porque é um kart com motor 2 tempos, com muito mais potência e precisava de um freio mais forte, um freio hidráulico. Além disso, é um kart de muita velocidade de reta e, no caso dos chassis menores, sobra pouco espaço para as pernas do piloto, o que não seria seguro no caso de um impacto”, explicou o engenheiro Ricardo Molina, responsável pela área técnica da CNK.
“Por isso, estimulamos a fabricação deste chassi Grupo 3, que é intermediário entre os chassis grandes e o da Cadete, seguindo desta forma as regras da FIA para uma categoria com motor mais forte”, continuou Molina.
“Fizemos a homologação do chassi da Concept, que foi muito bem construído, com inovações técnicas e dentro do regulamento que já é bem restrito. Agora, estamos aguardando para homologar também o chassi da Kart Mini nos próximos dias”, completou o engenheiro.
O uso de chassis do Grupo 3 será obrigatório na disputa da categoria Mini 2T nos eventos CBA deste ano.
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