Capa

Loja de bicicletas em SP aposta em customização como estratégia para valorizar cliente

Há 10 anos no mercado, Spokes tem 90% dos clientes em busca de uma bike personalizada e que se adeque ao seu físico e seu pedal

19.04.2023  |  1.328 visualizações

No final dos anos 70, o norte-americano Lester Wunderman, considerado o “pai do marketing direto”, explicou pela primeira vez a ideia de personalização. Desde então, de joias, bicicletas, roupas a uma simples caneca, a customização e exclusividade ganham força na hora de atrair e fidelizar clientes.

De acordo com o relatório “The value of getting personalization right – or wrong – is multiplying” *, divulgado em novembro de 2021 pela McKinsey and Company, 76% dos consumidores consideram comprar de marcas caso elas ofereçam experiências customizadas.

E, num mundo cada vez mais competitivo, enxergar cada cliente como único tem sido um grande diferencial para as empresas se destacarem frente aos seus concorrentes, fazendo com que os clientes se sintam mais valorizados.

Há 10 anos no mercado de bicicletas no Brasil, a loja Spokes (www.spokes.com.br) – localizada em São Paulo e que vende pela internet para todo o país – tem a customização como um de seus pilares, oferecendo aos seus clientes a possibilidade de montar uma bike totalmente exclusiva.

Atualmente, 90% dos clientes da loja têm esse perfil. Responsável pela importação de diversas marcas e componentes, na Spokes o cliente tem uma série de possibilidades para atender aos seus anseios, seja na variedade de cores, geometria, compatibilidade com a bike ou o “bolso” do cliente, que pode montar sua bicicleta de acordo com o seu orçamento.

“Hoje em dia no Brasil as marcas high end de bicicletas estão geralmente atreladas a concept stores de algumas marcas e essas lojas só podem vender a bike naquele formato, com aqueles componentes, um produto padrão que nem sempre é a melhor opção para o cliente”, explica Guga Santos, um dos sócios da Spokes.

As marcas oferecidas pela Spokes para a montagem dessas bicicletas exclusivas são as italianas Basso, 3T e Lee Cougan, além da japonesa Ceepo. No caso da Basso, são bikes feitas à mão, um trabalho totalmente artesanal.

“Quando falamos de bicicleta, falamos de diversos tipos de geometria e ajustes. Conseguir oferecer tantas opções mostra um cuidado muito especial às necessidades do cliente, com suas características de pedalar e seu bolso, é claro”, relembra Santos.

“Além disso, uma bike customizada tende a durar mais. Ela não é um produto shor-term, não é produto de uma tendência, mas que foi pensada para o ciclista e pelo ciclista, algo que agrega muito valor”, completa o empresário.

Com 18 colaboradores, a loja conta com vendedores que também são apaixonados por bike e que participam frequentemente de provas de ciclismo. Por isso, também são mais capacitados para fazer uma venda correta e que atenda todas as necessidades dos clientes.

Ainda de acordo com a pesquisa realizada pela McKinsey and Company, o cliente vê de forma muito positiva essa “emoção” de se sentir único durante uma experiência de compras. O que também fideliza seu comportamento na hora de comprar: 78% disseram que voltaram a fazer negócio com empresas por conta da personalização oferecida por elas.

*Fonte: https://www.mckinsey.com/capabilities/growth-marketing-and-sales/our-insights/the-value-of-getting-personalization-right-or-wrong-is-multiplying

Assessoria de Imprensa Spokes:
Fernanda Gonçalves
fernanda@fgcom.com.br
(11) 98245.4511
www.fgcom.com.br

 

 

Leia também...
11.07.2023

29.05.2023

Inspiradas na elegância e tecnologia dos carros da montadora alemã, novas bicicletas high-end serão vendidas com exclusividade nas concessionárias BMW

25.04.2023

Loja Spokes tem produtos das melhores marcas do segmento para as mamães apaixonadas pelo universo duas rodas

20.03.2023

Interatividade com plataformas e aplicativos que permitem pedalar com pessoas do mundo todo também tem tornado a experiência mais atraente