Capa

Copa Brasil de Kart encerra 24ª edição no Beto Carrero com a maior participação feminina da história

Nove pilotas disputaram o evento na pista catarinense, dentre elas as três vencedoras da Seletiva de Kart FIA Girls on Track, criada pela Confederação Brasileira de Automobilismo

01.08.2023  |  330 visualizações

A maior participação feminina em uma edição da Copa Brasil de Kart, com nove pilotas, comprova o quão importante é todo o trabalho da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por intermédio da Comissão Feminina de Automobilismo (CFA), para fomentar a participação de mais mulheres no esporte a motor.

O evento, encerrado no último sábado (29), no kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC), teve o recorde de 418 inscrições e as meninas também fizeram bonito, apesar de ainda representarem pouco mais de 2% dos inscritos.

Comanda por Bia Figueiredo, que não pode estar na Copa Brasil por estar competindo pela Copa Truck, em Goiânia, onde foi pole position, a CFA contou com Antonella Bassani, atualmente na Porsche Cup Brasil, mas com um currículo de muitas vitórias no kart, para dar o suporte às pilotas que venceram em maio deste ano a Seletiva de Kart FIA Girls on Track e ganharam como prêmio a chance de correr a Copa Brasil com tudo pago (inscrição, equipe, kart completo Bravar, pneus MG, aluguel de motor RBC, indumentárias, entre outros).

Entre as vencedoras da seletiva, o melhor resultado na Copa foi o da paulista Marcella Assumpção, de 11 anos, que foi a 20ª colocada, entre os 32 inscritos na F4 Júnior. Anna Luiza Pimpão, de 14 anos, largou bem na Final da categoria, em 18º, mas teve problemas com os freios e foi obrigada abandonar a disputa.

Na F4 Graduados, maior grid da Copa com 38 kartistas, a brasiliense Mariana Serafim não conseguiu estar entre os 36 pilotos que disputaram a Final. No entanto, nas baterias classificatórias, mesmo sendo sua primeira vez na chuva, ela assegurou um ótimo resultado, com um 15º na primeira corrida.

Na última prova, porém, um kart rodou a sua frente e ela não teve tempo de desviar, bateu e abandonou. Por isso, no combinado dos tempos, Mariana acabou ficando de fora da Final.

No geral da Copa Brasil, o melhor resultado feminino foi o da novata do “time”. Marina Brandão, de 8 anos, foi a nona colocada na Mirim, que contou com 28 pilotos no grid.

A brasiliense Ana Júlia Miranda também foi muito bem e terminou em 11º na F4 Graduados, que teve o grid de 36 pilotos na Final. Largando de 30º lugar, ela fez uma excelente corrida de recuperação, ganhando 19 posições. Na mesma categoria, Sarah Rudek terminou em 29º.

Na Novatos, mais um grande resultado com Beatriz Schetino, que ficou com 11º entre os 20 pilotos do grid. Na Júnior, Giovana Marinoski foi a 20ª colocada na Final.

Na Cadete, Manuella Bernardelli, de 9 anos, ficou de fora da Final, após um acidente durante o warm up, quando dois pilotos se chocaram a sua frente. Quando fez a curva, ela não teve tempo de desviar e acabou batendo em um dos karts também. Manu teve um dedo da mão quebrado, mas está bem e animada para os próximos campeonatos. Nos treinos, ela também mostrou todo o seu talento entre os 28 pilotos da categoria.

“É muito legal ver essa evolução que a gente está tendo no kartismo, com mais mulheres aparecendo. No Brasileiro de Kart de 2017, no Beto Carrero, tinha eu e mais duas meninas correndo e agora teve nove meninas nesta edição da Copa, então, é um grande passo e que é resultado de um apoio maior à participação feminina”, comentou Antonella.

“A Seletiva de Kart FIA Girls on Track, que a CFA criou, com certeza, é um importante fator para isso. É uma maneira de dar mais oportunidades para as meninas, o que é essencial”, continuou Antonella, a primeira mulher no Brasil a vencer uma prova da Porsche Cup.

“Acompanhei de perto a performance da Mariana, da Marcella e da Anna e foi muito interessante ver a evolução que elas tiveram durante a Copa. Infelizmente, na Final, os resultados não foram tão bons, mas elas foram evoluindo nos treinos e conseguiram mostrar o potencial de cada uma. Então, sem dúvida, todo esse incentivo da CFA é muito importante e fiquei muito feliz por poder participar”, completou Antonella.

Além do apoio às novas pilotas, a CFA também promove o projeto FIA Girls on Track Engenheiras & Mecânicas, proporcionando a profissionais mulheres destas áreas experiências inesquecíveis nas principais categorias do automobilismo nacional (Stock Car, Copa Truck e Porsche Cup).

Além de Bia Figueiredo, a CFA ainda tem como membros Rachel Loh, engenheira da Stock Car, e a publicitária Bruna Frazão.

Mais informações, acesse: www.cba.org.br 

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)
11 98245.4511
fernanda@fgcom.com.br

Américo Teixeira Junior
19 99749-8111
comunicacao@cba.org.br

 

 

  • Marcella Assumpção foi a 20a na F4 Júnior
    (Jamile Salomao)

  • Anna Luiza foi obrigada a abandonar a Final
    (Jamile Salomao)

  • Marcella, Antonella Bassani, Mariana Serafim e Anna Luiza (esq. para a dir.)
    (Jamile Salomao)

  • Marina Brandão conquistou o nono lugar na Mirim
    (Sydinei Silveira)

  • Ana Julia Miranda conquistou um excelente 11o lugar na F4 Graduados
    (Mário Ferreira)

  • Manuella Bernardelli teve um acidente e não disputou a Final da Cadete
    (Eni Alves)

  • Beatriz Schetino foi a 11a colocada na Novatos
    (Divulgação)

  • Giovana Marinoski correu na Júnior
    (Gilmar Rose)

  • Sarah Rudeck competiu na F4 Graduados
    (Gilmar Rose)

Leia também...

14.11.2023

CBA proporciona oportunidade única para estudantes no GP São Paulo de F1

Capitaneado pela Comissão Feminina do Automobilismo, o programa FIA Girls on Track recebeu mais de 1300 inscrições de todo o país

16.10.2023

CBA revela selecionadas para a 2ª edição do FIA GIRLS ON TRACK GP São Paulo de Fórmula 1

Iniciativa da Comissão Feminina do Automobilismo levará 32 mulheres para vivenciar os bastidores da maior categoria do mundo

15.07.2023

Três campeãs da Seletiva de Kart FIA Girls On Track e mais seis jovens pilotas integram a "seleção feminina" na Copa Brasil de Kart

Com nove representantes, kartismo feminino terá sua maior participação em uma Copa Brasil de Kart. Disputa começa semana que vem no Beto Carrero

25.05.2023

FIA Girls on Track Engenheiras & Mecânicas divulga as primeiras selecionadas

As inscrições continuam abertas para as demais etapas

Entre em contato