Como o próprio Pipo Derani já previa, foi uma final para lá de emocionante, neste sábado (14), na disputa das 10 Horas de Petit Le Mans, que encerrou a temporada 2023 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship.
E o resultado não poderia ser melhor para o brasileiro, que conquistou os bicampeonatos do IMSA (2021 e 2023) e do Campeonato Norte-americano de Endurance (2019 e 2023), que engloba as quatro provas longas da competição (Daytona, Sebring, Watkins Glen e Petit Le Mans).
Derani, que completou 30 anos na última quinta-feira, faturou os novos títulos no primeiro ano da era dos carros GTP (híbridos). Ao lado do britânico Alexander Sims, seu companheiro na temporada regular, e do sul-coreano Jack Aitken, que disputou as provas longas com a dupla, o brasileiro celebrou muito mais uma conquista com o #31 Whelen Engineering Cadillac V-Series.R, após cruzarem a linha de chegada na sexta colocação. O time também foi o campeão entre as equipes.
Com a vitória nas 12 Horas de Sebring, em março, a quarta de Derani na tradicional corrida, e mais dois pódios (Laguna Seca e Watkins Glen) e duas poles no ano (Sebring e Road America), o brasileiro chegou a 2733 pontos no campeonato geral e a 40 pontos no endurance.
Com os resultados, a Cadillac também alcançou seu quarto título como montadora no IMSA, o quinto no Campeonato Norte-americano de Endurance, o quarto entre os pilotos no geral e terceiro no endurance, desde sua entrada na competição com os protótipos em 2017.
Menos de 16 meses após sua estreia nos testes em pista e 37 semanas desde a corrida de abertura, o Cadillac V-Series.R provou sua confiabilidade e desempenho nos diversos circuitos e pistas de rua.
“É incrível. Que temporada”, comemorou Derani. “Foi um ano de altos e baixos, mas conseguimos conquistar o campeonato geral, o endurance e o título entre os fabricantes”, destacou o brasileiro, que já tem o seu nome gravado entres os maiores pilotos do endurance mundial.
“Estou orgulhoso de todo o trabalho de tantas pessoas nos bastidores para chegar a este ponto no primeiro ano dos carros GTP. Há tantas coisas fora do seu controle em uma corrida como esta. O final da corrida foi muito tenso. Ultrapassei os dois BMWs e saímos vitoriosos”, comentou.
“No final do dia, eu disse para mim mesmo: ‘Já ganhei um campeonato. O que quer que aconteça este ano é um bônus.’ Sinceramente, fiquei muito, muito relaxado durante toda a semana. Coloquei minha fé nas mãos de Deus e fiz o melhor que pude com o que tinha e no final deu certo. Estou muito orgulhoso deste momento”, completou o piloto paulista.
A vitória nas 10 Horas de Petit Le Mans deste ano ficou com o brasileiro Hélio Castroneves, ao lado de Tom Blomqvist e Colin Braun.
A temporada 2024 do IMSA está prevista para começar entre os dias 19 e 21 de janeiro, com a disputa das 24 Horas de Daytona.
Resultado das 10 Horas de Petit Le Mans: http://results.imsa.com/Results/23_2023/21_Road%20Atlanta/01_IMSA%20WeatherTech%20SportsCar%20Championship/202310141140_Race/10_Hour%2010/05_ClassificationByClass-Provisional.PDF
Classificação Final do Campeonato: http://results.imsa.com/Results/23_2023/21_Road%20Atlanta/01_IMSA%20WeatherTech%20SportsCar%20Championship/00_Championship%20Points%20-%20Provisional.pdf
Classificação Campeonato Norte-americano de Endurance: http://results.imsa.com/Results/23_2023/21_Road%20Atlanta/01_IMSA%20WeatherTech%20SportsCar%20Championship/00_IMEC%20Championship%20Points%20-%20Provisional.pdf
Mais informações:
www.pipoderani.com.br
Facebook: facebook.com/PIPODERANI
Instagram: @pipoderani
Twitter: @pipoderani
Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves
fernanda@fgcom.com.br
Tel. + 55 11 98245.4511
www.fgcom.com.br