Capa

Os números e destaques do Grupo 1 do Brasileiro de Kart

Maior evento do kartismo nacional contou com mais de 260 inscritos nas categorias 4 tempos e Rotax, coroou 16 campeões, teve o maior grid da história de uma Final do Brasileiro e quase 25 horas de transmissões ao vivo

17.10.2023  |  1.040 visualizações

A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), organizadora do Campeonato Brasileiro de Kart por meio de sua Comissão Nacional de Kart (CNK), avaliou de forma muito positiva a disputa do Grupo 1 do maior evento da modalidade no país, que foi encerrado no último sábado (14) no Circuito Internacional Techspeed, em Nova Santa Rita/RS.

A 58ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart reuniu neste grupo as categorias com motores 4 tempos e também englobou as categorias do 7º Campeonato Brasileiro de Kart Rotax. Ao final de uma semana de muitas emoções, que contou com pista molhada nas tomadas e classificatórias, pista seca nas Finais e brigas acirradas, 16 campeões foram coroados (ver a lista abaixo).

Cinco pilotos também foram premiados com a vaga para representar o Brasil no Mundial de Rotax, que acontecerá em dezembro, no Bahrein: Edward Kirst (Mini Max), Rafael Reis (DD2), Lucas Souza (DD2 Master), Enzo Prando (Rotax Max) e Lucas Paiva (Rotax Júnior Max).

A disputa contou com inscrições de 17 Federações do Automobilismo Brasileiro, sendo a Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP) a com maior número de inscrições (92), seguida pela Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (FAUESC), com 58 e a Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), com seus representantes correndo em casa, em terceiro (30).

A FASP também saiu do evento com o maior número de campeões: cinco. A FAUESC ficou em segundo, com três vencedores.

Na briga entre os chassis, a Mega Kart foi a grande campeã, com quatro títulos, seguida pela MINI, com três. Bravar, Techspeed e Praga ganharam dois cada uma e Tony Kart, CRG e Thunder faturaram um título cada.

Outro ponto alto da competição deste ano foi a realização da Final com o maior grid da história do Brasileiro de Kart, com 43 pilotos na F4 Sênior. Como a pista do Circuito Internacional Techspeed conta com pouco mais de 1.500 metros, pelo regulamento, é possível realizar provas com mais de 36 karts no grid.

Além da F4 Sênior, outras cinco categorias tiveram mais de 25 pilotos no grid, com destaque para a Mirim, a “porta de entrada” para os novos pilotos, que contou com 28 kartistas. As demais categorias com grid superior a 25 karts foram: F4 Júnior com 34, F4 Graduados com 30 e F4 Super Sênior com 27.

As transmissões das corridas e Finais também foram destaque. No Youtube oficial CBA BRKart (https://www.youtube.com/@CBABRKart), foram quase 25 horas de exibição ao vivo, com quase 60 mil views até o momento. As Finais também contaram com quatro horas de transmissão ao vivo no canal SporTV.

“Alcançamos todos os nossos objetivos neste Grupo 1 e saímos daqui muito satisfeitos. Trouxemos o kart para a região sul do Brasil mais uma vez, reunimos 263 pilotos, tivemos corridas muito disputadas e o Circuito Internacional Techspeed nos atendeu da melhor maneira possível. A Federação Gaúcha de Automobilismo também foi uma ótima parceira neste evento e estamos muito felizes com a confiança que os pilotos e equipes depositaram na organização e agora já vamos nos preparar para o Grupo 2 no mês que vem em Minas Gerais”, comentou Rubens Carcasci, presidente da CNK.

Dentro de três semanas, a CBA realizará no RBC Racing, em Vespasiano/MG, a disputa das categorias 2 tempos e mais 13 campeões serão conhecidos entre os dias 11 e 18 de novembro. Lembrando que as categorias OK e OK Júnior não serão mais realizadas.

As inscrições para o Grupo 2 seguem abertas no link: https://inscricoes.cba.org.br/pt/eventos/g2-brk-2023-58a-campeonato-brasileiro-de-kart- 

Confira os campeões do Grupo 1 do Brasileiro de Kart e Brasileiro de Rotax (Nome / FAU / Chassis):

F4 SSM
1) 777-CARLOS SADERI / FPRA (Mini)

F4 60+
1) 38-VALDEMIRO OLIVEIRA / FAB (Mega)

Rotax Mini Max
1) 61-EDWARD KIRST / FASP (Mega)

Rotax Micro Max
1) 1-PEDRO CAMPOS / FMA (Bravar)

Rotax Max Master
1) 128-DENNIS DIRANI / FASP (Tony Kart)

F4 Júnior
1) 111-HEITOR FARIAS / FADF (Mega)

Mirim
1) 3-MATIAS DOMINGUEZ / FAEM (Mini)

Super F4
1) 127-DUDU ARAUJO / FAUESC (Bravar)

Rotax DD2
1) 301-RAFAEL REIS / FASP (Techspeed)

Rotax DD2 Master
1) 170-LUCAS SOUZA / FPEA (Praga)

F4 Sênior
1) 104-FLAVIANO RAMOS / FAUESC (Mega)

Cadete
1) 8-PEDRO PERONDI / FAUESC (Mini)

Rotax Max
1) 61-ALLAN CROCE / FASP (CRG)

F4 Graduado
1) 16-FELIPE PRIETO / FPARN (Thunder)

F4 SS
1) 5-SAUL LEITE / FGA (Techspeed)

Rotax Júnior Max
1) 97-LUCAS PAIVA / FASP (Praga)

Mais informações, acesse: www.cba.org.br 

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)
11 98245.4511
fernanda@fgcom.com.br

Américo Teixeira Junior
11 98347-1400
comunicacao@cba.org.br

Leia também...
10.09.2025

Organizada pela CBA, maior competição do kartismo nacional realizará sua 60ª edição entre os dias 17 e 29 de novembro com expectativa de novo recorde de inscritos

05.09.2025

Inscrições para a maior competição do kartismo nacional serão abertas na próxima quarta-feira, dia 10

07.12.2024

Família Belizário fatura quatro das categorias em disputa no Kartódromo San Marino, que recebeu os eventos nacionais pela primeira vez

06.12.2024

Kartódromo Internacional San Marino também conta com exibição especial de Karts Vintage, dentre eles um dos karts do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna