Capa

Com quase mil inscrições nos campeonatos nacionais em 2023, CBA/CNK celebra bom momento do kartismo no país

Participações na Copa Brasil e nos dois grupos do Brasileiro de Kart têm crescido a cada ano e números também mostram importante renovação nas categorias para pilotos até 12 anos

21.11.2023  |  512 visualizações

A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por meio de sua Comissão Nacional de Kart (CNK), avaliou de forma muito positiva os números alcançados este ano na disputa dos campeonatos nacionais, organizados pela entidade máximo do esporte a motor no país, e que ficou muito próximo dos 1 mil inscritos.

Com o objetivo de levar o kartismo a várias regiões do Brasil, permitindo desta forma o crescimento da modalidade, tentado superar os desafios de fomentar o esporte em um país com extensões continentais, a CBA realizou este ano a Copa Brasil de Kart em Santa Catarina e os dois grupos do Brasileiro de Kart no Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Em 2024, a sede da Copa Brasil será a Paraíba (Circuito Internacional Paladino, entre 17 e 27 de julho) e, em breve, serão anunciadas as praças do Brasileiro.

No total, foram realizadas nos eventos nacionais deste ano 913 inscrições: 418 na 24ª Copa Brasil de Kart, em julho, no Kartódromo Internacional Beto Carrero, em Penha/SC, incluindo as disputas das categorias com motores 2 e 4 tempos; e 495 inscrições na 58ª edição do Brasileiro de Kart, que teve a competição 4 tempos e Rotax em outubro no Circuito Internacional Techspeed, em Nova Santa Rita/RS, com 263 inscrições, e a disputa 2 tempos na semana passada no RBC Racing, em Vespasiano/MG, com 232 inscrições.

Rubens Carcasci, presidente da CNK, comentou sobre os números e também fez uma análise sobre a disputa do Grupo 2, encerrada no último sábado (18), em Minas Gerais. Além disso, pontuou uma importante renovação apresentada este ano, com mais de 100 inscrições nas categorias entre 7 e 12 anos no Brasileiro de Kart (Mini Max, Micro Max, Mirim, Cadete, Júnior Menor e Mini 2T).

“Estamos muito felizes. Encerramos os nacionais com o Grupo 2 e entregamos um belíssimo campeonato, com a ajuda da Federação Mineira e do Automóvel Clube de Belo Horizonte. Estamos crescendo a cada ano e o número de inscritos nos campeonatos nacionais de 2023 já foi maior do que 2022. Temos um número maior também de pilotos da faixa de Júnior Menor para baixo, que é a nossa renovação. Eles serão o futuro do nosso automobilismo”, destacou Carcasci.

“Também melhoramos os procedimentos dos comissários técnicos e desportivos, trouxemos mais equipamentos para ajudá-los e contamos com uma equipe maior. Mas sabemos que temos mais coisas a melhorar e estamos trabalhando para isso”, continuou.

“Mas encerramos as competições muito felizes, satisfeitos com o que alcançamos e já nos preparando para resultados ainda melhores em 2024”, completou Carcasci.

Destaques do Grupo 2
Além dos 13 novos campeões Brasileiro, o Grupo 2 também teve como destaques uma ação especial e uma visita ilustre.

Helio Castroneves, um dos maiores pilotos do automobilismo brasileiro e mundial, esteve em Vespasiano para acompanhar a estreia do sobrinho Eduardo Castroneves, o Dudes, no Brasileiro e também participou da cerimônia de solenidade, entregou troféus para os vencedores e fez comentários da prova da Novatos na transmissão ao vivo pelo Youtube CBA BRKart. Dudes foi o oitavo colocado na categoria, vencida por João Simonsen.

Helinho, que é tetracampeão da Indy 500 e tricampeão das 24 Horas de Daytona, foi recebido pelo presidente da CBA, Giovanni Guerra, que também prestigiou o Brasileiro, além de Carcasci, presidente da CNK. Entre suas conquistas ao longo de uma carreira bastante vitoriosa, o piloto fez questão de ressaltar o carinho especial que tem pelo seu título no Brasileiro de Kart de 1989, quando corria na categoria Júnior.

Outro ponto alto do Grupo 2 foi a realização de ações em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida, criador da campanha “Novembro Azul”, com o objetivo de chamar a atenção para os cuidados com a saúde do homem, especialmente o combate ao câncer de próstata.

Além da distribuição de panfletos e materiais informativos, alguns pilotos gravaram vídeos especiais, incentivando a campanha e que foram divulgados nas redes sociais do Novembro Azul, CBA e BRKart.

A disputa do Grupo 2 contou com 232 inscrições, com 20 federações representadas. Com 64 inscrições, a Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP) teve o maior número de pilotos no evento, seguida pela Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (FAUESC), com 43, e pelos donos da casa, com 42 inscrições de pilotos da Federação Mineira de Automobilismo (FMA).

Na briga entre os chassis, a CRG levou a melhor no Grupo 2, com quatro títulos, seguida pela Tony Kart, com três. Na soma dos dois grupos do Brasileiro, CRG e Mini foram as grandes campeãs, com cinco títulos cada.

A transmissão das baterias classificatórias, Pré Finais e Finais no Youtube da CBA BRKart contou com mais de 20 horas de exibição ao vivo e superou até o momento mais de 50 mil views. O SporTV também mostrou VT de sete das 10 corridas realizadas em Vespasiano.

Além dos troféus, os campeões do Grupo 2 também foram premiados com a isenção da taxa de inscrição na Copa Brasil de Kart do ano que vem.

Confira todos os campeões do 58º Brasileiro de Kart:

Grupo 2: RBC Racing / Vespasiano (MG)

Mini 2T
RAFAEL BUSATO / FAUESC (Mini)

SSM
CARLOS SADERI / FPRA (Mini)

S60+
LUIZ PINHEIRO / FMA (Techspeed)

Shifter Graduados
PEDRO PIQUET / FADF (Birel Art)

Shifter Sênior
BRUNO GRIGATTI / FAUESC (Tony Kart)

Shifter SS
CARLOS SG / FPRA (Birel Art)

Novatos
JOÃO SIMONSEN / FAUESC (Techspeed)

Senior AM
LUIZ KEIJI / FEPAUTO (CRG)

Júnior Menor
RAPHAEL GEBARA / FAERJ (Tony Kart)

Sênior Pro
JULIO CONTE / FPRA (CRG)

Júnior
LUCAS MOURA / FMA (Tony Kart)

Super Sênior
ALESSANDRO XAVIER / FPRA (CRG)

Graduados
RAFAEL CROCE / FASP (CRG)

Grupo 1: Circuito Internacional Techspeed / Nova Santa Rita (RS)

F4 SSM
CARLOS SADERI / FPRA (Mini)

F4 60+
VALDEMIRO OLIVEIRA / FAB (Mega)

Rotax Mini Max
EDWARD KIRST / FASP (Mega)

Rotax Micro Max
PEDRO CAMPOS / FMA (Bravar)

Rotax Max Master
DENNIS DIRANI / FASP (Tony Kart)

F4 Júnior
HEITOR FARIAS / FADF (Mega)

Mirim
MATIAS DOMINGUEZ / FAEM (Mini)

Super F4
DUDU ARAUJO / FAUESC (Bravar)

Rotax DD2
RAFAEL REIS / FASP (Techspeed)

Rotax DD2 Master
LUCAS SOUZA / FPEA (Praga)

F4 Sênior
FLAVIANO RAMOS / FAUESC (Mega)

Cadete
PEDRO PERONDI / FAUESC (Mini)

Rotax Max
ALLAN CROCE / FASP (CRG)

F4 Graduado
FELIPE PRIETO / FPARN (Thunder)

F4 SS
SAUL LEITE / FGA (Techspeed)

Rotax Júnior Max
LUCAS PAIVA / FASP (Praga)

Mais informações, acesse: www.cba.org.br 

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)
11 98245.4511
fernanda@fgcom.com.br

Américo Teixeira Junior
11 98347-1400
comunicacao@cba.org.br

 

  • CBA/CNK celebra números de 2023
    (Fábio Oliveira / Radical Motors)

  • Campeonatos nacionais chegaram perto de 1 mil inscrições
    (Fábio Oliveira / Radical Motors)

  • Helio Castroneves durante a solenidade em Minas Gerais
    (Fábio Oliveira / Radical Motors)

  • Campeão da SS, Ale Xavier participou da ação Novembro Azul
    (Fábio Oliveira / Radical Motors)

  • Rodrigo Piquet também apoiou a campanha
    (Fábio Oliveira / Radical Motors)

  • Copa Brasil de 2024 já tem data e local definidos
    (Fábio Oliveira / Radical Motors)

  • Sedes dos Brasileiros serão anunciadas em breve
    (Fábio Oliveira / Radical Motors)

  • Equipe CBA em Vespasiano
    (Fábio Oliveira / Radical Motors)

Leia também...

15.04.2024

Paulínia/SP receberá Grupo 3 do Brasileiro de Kart, com categorias Shifter, e os Brasileiros de Kart Rotax e Endurance em dezembro

Kartódromo San Marino será palco de competições nacionais pela primeira vez em sua história

18.11.2023

Campeonato Brasileiro de Kart encerra 58ª edição com grandes disputas, quatro bicampeões e nove novos campeões em Vespasiano/MG

Entre os destaques, Pedro Piquet conquista seu primeiro título na competição na Shifter Graduados, categoria dos karts mais rápidos do mundo. E Rafael Croce supera o maior campeão do Brasileiro, Olin Galli, na Graduados

17.11.2023

Brasileiro de Kart: Últimos campeões de 2023 serão conhecidos neste sábado em Vespasiano/MG

Disputa no kartódromo RBC Racing revelará 13 campeões das categorias 2 Tempos. Youtube CBA BRKart exibe ao vivo

16.11.2023

CBA realiza ação em parceria com o Instituto Lado a Lado por Novembro Azul

Entre em contato