Capa

Pipo Derani PR

Derani sofre forte acidente e abandona 12H de Sebring na liderança: "Foi um daqueles dias em que as coisas viram de cabeça pra baixo, literalmente"

Pipo Derani largou na frente e liderava a corrida
(José Mário Dias)

Brasileiro buscava sua quinta vitória em Sebring
(José Mário Dias)

Próxima etapa será em Long Beach
(José Mário Dias)

Tetracampeão da corrida, brasileiro largou da pole position e tinha 12 segundos de vantagem na liderança quando teve um toque, capatou e ficou com o carro de ponta cabeça na barreira de pneus. Apesar do susto, felizmente o piloto nada sofreu

17.03.2024  |  1.315 visualizações

Tudo caminhava como o esperado para Pipo Derani, neste sábado (16), na disputa da 72ª edição das 12 Horas de Sebring, segunda etapa da temporada 2024 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship. Partindo da pole position com o #31 Whelen Engineering Cadillac V-Series, o brasileiro liderava com 12 segundos de vantagem, quando um toque o tirou da prova, faltando 4h35 para o final da disputa.

Ao ultrapassar um carro da GTD, na curva 10 do circuito, os dois se tocaram e Derani foi direto para a barreira de pneus, capotando e ficando de cabeça para baixo. Apesar do susto e do impacto, o brasileiro nada sofreu, foi examinado no centro médico e liberado. No entanto, a batida significou o fim da prova para o piloto e os companheiros Jack Aitken e Tom Blomqvist.

“O Dallara Cadillac é um carro muito forte. Foi um daqueles dias em que as coisas viram de cabeça para baixo, literalmente”, lamentou o brasileiro, que é o atual campeão do IMSA, onde já tem dois títulos.

“Foi uma pena, porque tínhamos realmente um carro muito forte e nossa corrida vinha sendo muito sólida. Mas não havia nada que eu pudesse fazer e o muro veio muito rápido. No momento, em que bati nos pneus sabia que a corrida tinha acabado”, lembrou Derani, que buscava sua quinta vitória nas 12 Horas de Sebring.

“Foi a primeira vez em que capotei numa corrida. Não foi uma sensação boa ficar de cabeça para baixo, até que conseguissem virar o meu carro. Felizmente, estou correndo em 2024 e não nos anos 60. Eu me senti bem, apenas um pouco irritado por tentar abrir a porta e não conseguir. Felizmente, deu tudo certo e a equipe de segurança foi muito rápida e eu estava dando sinais para eles de que eu estava bem”, continuou o piloto de 30 anos.

“Eu estava 12 segundos à frente e estava tudo tranquilo. Ultrapassamos milhares e milhares de carros. É um daqueles momentos em que talvez ele não tenha me visto, escorregou um pouco e lá estava o meu carro. Talvez eu estivesse esperando que ele mantivesse sua linha pela direita, eu vinha pela esquerda. É uma daquelas situações que acontecem e você não tem nenhuma chance de reação. Faz parte de correr numa categoria com várias classes”, explicou Derani.

“O resultado atrapalhou um pouco o nosso campeonato, mas temos um ótimo carro e mais corridas por vir. Gostaria de ter tentado minha quinta vitória em Sebring. Agora, terei de lutar por isso no ano que vem”, finalizou o piloto, que ganhou a prova em 2016, 2018, 2019 e 2023.

Apesar do resultado, Derani e os companheiros lideram o Campeonato Norte-americano de Endurance (que englobará as cinco provas longas da temporada deste ano) e estão em terceiro lugar no geral do IMSA. A próxima etapa acontecerá no dia 20 de abril, em Long Beach, e será a primeira prova sprint de 2024.

Mais informações:
www.pipoderani.com.br 
Facebook: facebook.com/PIPODERANI
Instagram: @pipoderani
Twitter: @pipoderani

Imprensa

FGCom
Fernanda Gonçalves
fernanda@fgcom.com.br
Tel. + 55 11 98245.4511
www.fgcom.com.br

 

Leia também...

22.06.2024

Pipo Derani não seguirá na Action Express Racing em 2025

16.06.2024

"Le Mans, algumas vezes, pode ser cruel", comenta Pipo Derani ao final de sua nona participação na prova

Bicampeão do IMSA, brasileiro escapou da pista, bateu forte na barreira de pneus, mas felizmente saiu ileso. Equipe terminou prova em 29º no geral e 15º entre os Hipercarros

11.06.2024

Pipo Derani disputa sua nona 24 Horas de Le Mans

Bicampeão do IMSA, brasileiro correrá pelo segundo ano com a Action Express Racing / Whelen Engineering na categoria Hipercarros

02.06.2024

"Corremos para limitar os danos", diz Pipo Derani após sexto lugar em Detroit

Incidente no classificatório dificultou o desempenho do atual campeão do IMSA nas ruas de Detroit

Entre em contato