Capa

Pipo Derani PR

Pipo Derani disputa sua nona 24 Horas de Le Mans

Pipo Derani corre em Le Mans pela nona vez
(Cadillac Racing)

Brasileiro já foi vice-campeão da lendária corrida
(Brian Cleary)

Piloto é bicampeão do IMSA
(Brian Cleary)

Bicampeão do IMSA, brasileiro correrá pelo segundo ano com a Action Express Racing / Whelen Engineering na categoria Hipercarros

11.06.2024  |  722 visualizações

O brasileiro Pipo Derani disputa neste final de semana (15 e 16) sua nona 24 Horas de Le Mans. Corrida mais tradicional do endurance mundial, a prova terá a largada de sua 92ª edição neste sábado, a partir das 11 horas (de Brasília).

Pelo segundo ano consecutivo, Derani correrá com a Action Express Racing / Whelen Engineering, mesmo time que o piloto defende há seis temporadas no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, onde já conquistou dois títulos (2021 e 2023).

O brasileiro estará a bordo do #311 Whelen Engineering Cadillac V-Series.R na categoria principal, a Hipercarros, que conta com 23 carros inscritos. Derani correrá ao lado do britânico Jack Aitken, seu companheiro na temporada regular do IMSA, e pela primeira vez dividirá o cockpit com o compatriota Felipe Drugovich, campeão da Fórmula 2 em 2022 e que fará sua estreia em Le Mans. No total, 62 carros – em três classes diferentes – e 186 pilotos estarão na disputa.

No ano passado, Derani correu em Le Mans pela primeira vez com a Action Express Racing graças às mudanças nos regulamentos do FIA WEC e do IMSA, que passaram a possibilitar a participação em ambas as categorias com o mesmo carro.

Apesar de um acidente com Aitken logo no início da corrida, o que fez a equipe perder quase 2 horas nos reparos com o carro, o time conseguiu voltar para a disputa e encerrar a prova na 10ª colocação entre os Hipercarros.

“Estamos felizes por voltar a Le Mans. Vencemos o IMSA no ano passado, o que chancelou nosso retorno a Le Mans de uma forma muito boa. Agora voltamos com todo o conhecimento que adquirimos”, comentou Derani.

“No ano passado, tivemos um incidente logo no início, mas mostramos muita evolução durante a corrida. Conseguimos um bom ritmo, apesar das voltas que perdemos. Se pudermos usar todo esse conhecimento acumulado e as coisas se saírem melhores, devemos ter um bom fim de semana. Há muitos detalhes que você não sabe até estar aqui e foi a primeira vez da equipe. Então, ter essa experiência e poder utilizá-la será fantástico”, continuou o brasileiro.

No último domingo (9), pilotos e equipes já estiveram no circuito de 13,6 km e 38 curvas e participaram dos testes coletivos para a disputa, que terá seu classificatório nesta quarta-feira (12).

“Foi um dia produtivo, especialmente se compararmos com o ano passado. Foi um teste mais tranquilo. Já ter corrido aqui com esse carro é uma vantagem e seguimos o nosso programa de desenvolvimento. Conseguimos checar todo os pontos e isso nos deu uma boa base para voltarmos nesta quarta-feira e tentarmos um bom resultado no qualy”, completou Derani.

O brasileiro busca sua primeira vitória em Le Mans. Sua estreia na prova aconteceu em 2015, na classe LMP2. Em 2017, alcançou seu melhor resultado até aqui, sendo vice-campeão na LMGTE Pro, defendendo a equipe de fábrica da Ford Chip Ganassi. Nos três últimos anos, o brasileiro correu na categoria Hipercarros. Pelo IMSA, além dos dois títulos, Derani coleciona também vitórias nas provas longas, entre elas uma conquista nas 24 Horas de Daytona e quatro nas 12 Horas de Sebring.

A programação oficial para a 92ª edição das 24 Horas de Le Mans terá início nesta quarta-feira, com o classificatório previsto para o mesmo dia, às 19 horas de Brasília. Na quinta-feira (13), às 20 horas de Brasília, acontecerá a disputa da Hiperpole, com os oito primeiros do classificatório em cada categoria. No sábado, a prova terá sua largada às 11 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo no Brasil pelo BandSports (TV), Esporte na Band (Youtube) e BandPlay (app).

Em busca de seu terceiro título no IMSA, Derani atualmente é o quarto colocado na temporada, com três poles e três pódios, após cinco etapas. A próxima etapa do campeonato acontecerá logo após Le Mans, com a disputa das 6 Horas de Watkins Glen, entre os dias 20 e 23.

Mais informações:
www.pipoderani.com.br 
Facebook: facebook.com/PIPODERANI
Instagram: @pipoderani
Twitter: @pipoderani 

Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves
fernanda@fgcom.com.br
Tel. + 55 11 98245.4511
www.fgcom.com.br

Leia também...

22.06.2024

Pipo Derani não seguirá na Action Express Racing em 2025

16.06.2024

"Le Mans, algumas vezes, pode ser cruel", comenta Pipo Derani ao final de sua nona participação na prova

Bicampeão do IMSA, brasileiro escapou da pista, bateu forte na barreira de pneus, mas felizmente saiu ileso. Equipe terminou prova em 29º no geral e 15º entre os Hipercarros

02.06.2024

"Corremos para limitar os danos", diz Pipo Derani após sexto lugar em Detroit

Incidente no classificatório dificultou o desempenho do atual campeão do IMSA nas ruas de Detroit

29.05.2024

IMSA: Pipo Derani tem desafio em novo traçado nas ruas de Detroit e vai em busca da vitória na casa da Cadillac

Atual campeão do IMSA e vice-líder da temporada, brasileiro já tem três poles e três pódios em 2024

Entre em contato