Capa

Pipo Derani PR

"É fantástico", comemora Pipo Derani após conquista de seu primeiro título no IMSA

Pipo Derani (à direita) celebra com Felipe Nasr
(Mike Levitt)

Brasileiros são os campeões de 2021
(Mike Levitt)

Corrida final foi emocionante
(Brian Cleary)

Os pilotos no pódio com Mike Conway (à esquerda)
(Brian Cleary)

Após um início de temporada complicado, brasileiro e o companheiro Felipe Nasr são os campeões de 2021 do principal campeonato de endurance dos EUA, com sete pódios e cinco poles no total. Final das 10 Horas de Petit Le Mans foi épica, com disputa até as últimas curvas com os principais rivais

14.11.2021  |  382 visualizações

O tão sonhado dia chegou para o paulista Pipo Derani, de 28 anos. Neste sábado (13), o brasileiro foi o segundo colocado nas 10 Horas de Petit Le Mans, em Road Atlanta (EUA), última etapa do campeonato 2021, e garantiu o título da temporada do IMSA WeatherTech SportsCar Championship.

Foi o primeiro título do brasileiro na categoria, onde estreou em 2016 mostrando todo o seu potencial e vencendo as 12 Horas de Sebring (feito que repetiu mais duas vezes em 2018 e 2019) e as 24 Horas de Daytona.

Ao lado do compatriota Felipe Nasr, que conquistou seu segundo título no IMSA, o #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R., da equipe Action Express Racing, chegou ao título após um início de temporada complicado. Nas duas primeiras provas do ano, eles tiveram problemas, mas a recuperação veio com consistentes performances a partir de então.

Foram sete pódios no total (três vitórias, três segundos lugares e um terceiro) e cinco poles ao longo do ano. Na etapa deste sábado, os brasileiros também dividiram a pilotagem com o britânico Mike Conway e ficaram bem próximos da vitória o tempo todo da disputa.

Numa batalha épica com o trio do Acura #10, formado pelos pilotos Ricky Taylor, Filipe Albuquerque e Alexander Rossi, onde quem chegasse na frente levaria o título da temporada, o Cadillac #31 contou com um trabalho perfeito dos pilotos na pista e do time na estratégia de pit stop.

No final das 10 Horas de Petit Le Mans, vitória do trio Harry Tincknell, Oliver Jarvis e Jonathan Bomarito, com o Mazda #55, seguido por Derani, Nasr e Conway, com Taylor, Albuquerque e Rossi em terceiro. Os brasileiros somaram 3407 pontos, contra 3396 dos vice-campeões. Além do título entre os pilotos, a Action Express Racing também faturou o campeonato de equipes.

“Não acredito que somos os campeões”, disse Derani, muito emocionado. “O final da temporada passada foi muito difícil e também tivemos um início complicado este ano. Com muita fé em Deus e na minha família, reconstruí minha confiança e agora estou aqui como campeão do IMSA 2021”, celebrou.

“É inacreditável. Sou muito grato à Whelen Engineering, Action Express, Cadillac e a todos que nos apoiaram. É fantástico”, completou Derani.

A conquista coroa uma carreira de grandes resultados e muita dedicação. Derani, que teve seu primeiro contato com um kart aos 7 anos, começou a competir aos 10 e nunca mais parou. Foi para a Europa com apenas 15 anos, venceu provas no forte campeonato britânico de F-3 e conquistou o terceiro lugar no tradicional GP de Macau de 2013.

Aos 20 anos, deu uma guinada em sua carreira e passou a competir provas de endurance, onde mostrou todo o seu talento desde o início. Além das conquistas no IMSA, também teve grandes performances em provas do FIA WEC, com seis participações nas 24 Horas de Le Mans até aqui, pilotando por diferentes categorias, e um vice-campeonato com um Ford GT na edição de 2017.

Em 2022, o brasileiro segue no IMSA e passa a ter um novo companheiro na temporada regular, o norte-americano Tristan Nunez.

Uma batalha épica, até as curvas finais
Nasr iniciou a prova deste sábado na pole position e se manteve na ponta no início da disputa. Os três pilotos do time lideraram a corrida em algum ponto e estiveram na briga o tempo todo.

Faltando duas horas para o final, numa disputa lado a lado, o Acura #10 contou com a ajuda do tráfego para ultrapassar Derani e assumir o segundo lugar, com o carro dos brasileiros em terceiro.

Na volta 325, faltando 1h42 para o final, Derani parou nos boxes para troca de pneus, reabastecimento e mudança de pilotos. Nasr assumiu o cockpit e foi para a pista. Na volta seguinte, os rivais pararam nos boxes e, na saída, com pneus frios, Taylor escapou e permitiu que Nasr o ultrapassasse e colocasse o Cadillac #31 novamente na frente dos principais rivais.

A batalha foi intensa e, nas curvas finais, Nasr chegou a levar um toque de Taylor, quando entravam na curva 10. O rival acabou espalhando, cortando caminho e saiu na frente na curva 12. Mas o brasileiro conseguiu se manter na pista e superá-lo para garantir o segundo lugar na corrida e o título.

A abertura da temporada 2022 do IMSA acontecerá entre os dias 27 e 30 de janeiro, com as 24 Horas de Daytona.

Confira os 5 primeiros nas 10 Horas de Petit Le Mans:
1 #55 Oliver Jarvis, Harry Tincknell, Jonathan Bomarito Mazda Motorsports 10:00'38.581
2 #31 Pipo Derani, Felipe Nasr, Mike Conway Whelen Engineering Racing + 3.297
3 #10 Ricky Taylor, Filipe Albuquerque, Alexander Rossi Konica Minolta Acura ARX-05 + 3.702
4 48 Jimmie Johnson, Kamui Kobayashi, Simon Pagenaud Ally Cadillac Racing + 30.681
5 1 Renger van der Zande, Earl Bamber, Scott Dixon Cadillac Chip Ganassi Racing + 1 volta

Para mais informações:
Site: www.pipoderani.com.br
Facebook: facebook.com/PIPODERANI
Instagram: @pipoderani
Twitter: @pipoderani

Imprensa

Brasil
FGCom
Fernanda Gonçalves
fernanda@fgcom.com.br
Tel. + 55 11 98245.4511
www.fgcom.com.br

Europa
Sniffer Media Ltd
Sam Smith
sniffermedia@gmail.com
Tel: +44 7766718746
www.sniffermedia.com

 

Leia também...

10.11.2021

Pipo Derani luta pelo título do IMSA neste sábado nas 10 Horas de Petit Le Mans

Tricampeão das 12 Horas de Sebring, vencedor das 24 Horas de Daytona em 2016, campeão do Campeonato Norte-americano de Endurance de 2019, brasileiro luta por seu primeiro título no geral com o #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R

21.10.2021

Pipo Derani segue com a Action Express Racing em 2022 e terá novo companheiro no IMSA

Brasileiro partirá para sua quarta temporada a bordo do #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R e dividirá a pilotagem no próximo ano com o norte-americano Tristan Nunez

26.09.2021

IMSA: Pipo Derani vence a terceira do ano em Long Beach e vai para a final na briga pelo título

Domínio total do #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R nas ruas de Long Beach, com a terceira vitória na temporada 2021 para Derani e Felipe Nasr. Luta pelo título será intensa na última etapa em novembro nas 10 Horas de Petit Le Mans

23.09.2021

IMSA: Pipo Derani busca vitória em Long Beach para seguir com chances reais na briga pelo título

Vice-líder do campeonato, brasileiro está animado para a penúltima etapa do ano no desafiador traçado de rua

Entre em contato