Capa

CNK

Gabriel Sano leva toque na Final, mas exalta aprendizado em sua primeira disputa internacional no Troféu Academy da FIA

Gabriel Sano é o representante brasileiro no Troféu Academy da FIA em 2022
(Eduard Cartana)

Piloto correu pela primeira vez no exterior
(Eduard Cartana)

Campeão Brasileiro na categoria Júnior Menor, piloto de 13 anos participou da primeira etapa na Bélgica

17.05.2022  |  310 visualizações

O paulista Gabriel Sano, que completou recentemente 13 anos, iniciou neste final de semana um importante capítulo em sua carreira, com sua estreia no kartismo europeu ao disputar a primeira etapa da edição de 2022 do Troféu Academy da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) em Genk, na Bélgica.

Atual campeão Brasileiro de Kart na categoria Júnior Menor, Sano participou do evento ao lado de mais 53 kartistas de todo o mundo. Apesar das dificuldades de adaptação ao equipamento, diferente do utilizado no Brasil, o piloto foi melhorando a cada sessão e chegou à final, onde partiu de 33º lugar.

No entanto, logo na primeira volta, Sano foi tocado e teve de abandonar a disputa, que foi vencida pelo francês Arthur Dorison.

Escolhido pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), levando em consideração os critérios técnicos e desportivos da competição da FIA e repetindo o que já vinha sendo realizado nos últimos anos, Sano ficou satisfeito com a experiência e todo o aprendizado.

“Foi uma experiência muito boa e de muito aprendizado. Não imaginava correr fora tão cedo e fiquei muito feliz em poder representar o Brasil em um evento tão grande como esse”, declarou o piloto de Ibiúna, no interior de São Paulo.

“Tive um pouco de dificuldade em me adaptar com o kart, que é bem diferente do que eu ando aqui no Brasil. Os pneus, o freio e a pista também foram obstáculos, mas com os treinos e classificatórias eu comecei a me adaptar melhor, conseguindo assim me classificar para a final da etapa”, continuou o piloto.

“Infelizmente na final um piloto ‘passou por cima’ do meu kart, acabando com a minha corrida antes de completar a primeira volta”, lamentou Sano, que já se prepara para a segunda etapa, que acontecerá entre os dias 16-19 de junho em Cremona, na Itália.

“Para as próximas etapas, com certeza, vou mais experiente e confiante”, finalizou.

Criado em 2010, o Troféu Academy tem como objetivo revelar novos talentos, reunindo cerca de 50 pilotos do mundo todo, com idades entre 12 e 14 anos e indicados pelas entidades do automobilismo de cada país.

Estrelas da Fórmula 1 atual, como Charles Leclerc, George Russell e Esteban Ocon, já passaram pela competição. Para garantir a igualdade na disputa, todos os equipamentos (chassis, motores e pneus) são idênticos, abrindo espaço para o talento dos pilotos aparecer na pista.

Confira todos os resultados da etapa em Genk: https://www.fiakarting.com/event/2022-genk/Academy/results

Mais informações, acesse: www.cba.org.br

Comunicação CBA

Fernanda Gonçalves (CNK)
11 98245-4511
fernanda@fgcom.com.br

Fran Oliveira (Institucional)

Américo Teixeira Junior
19 99749-8111
comunicacao@cba.org.br

 

Leia também...

24.04.2022

Campeonato do Nordeste de Kart tem disputas intensas e revela seus 11 campeões de 2022 em Aracaju

Etapa única no Kartódromo Emerson Fittipaldi marca estreia do novo asfalto e conta com grids cheios

22.04.2022

Com 115 inscritos, 2ª edição do Campeonato do Nordeste de Kart terá seus campeões conhecidos neste sábado em Aracaju

Competição deste ano será realizada em etapa única

14.04.2022

Campeonato do Nordeste de Kart em Aracaju tem sua programação divulgada

Competição revelará os campeões da região em 2022 na próxima semana

04.04.2022

Campeonato do Nordeste de Kart já conta com quase 100 inscritos e mostra aumento da participação feminina na disputa

Três pilotas já estão confirmadas na competição, que acontecerá entre os dias 21 e 23 em Sergipe. Inscrições seguem abertas e número de participantes deve aumentar nos próximos dias

Entre em contato