Capa

Léo Cavalcanti

Automobilismo: Joinvilense Léo Cavalcanti completa teste na Stock Series em Interlagos

Léo Cavalcanti acelera na Stock Series
(Carsten Horst / Hyset)

Piloto fez seu primeiro teste com um carro de turismo
(Carsten Horst / Hyset)

Léo completou 60 voltas
(Rafael Gagliano / Hyset)

O pilotou guiou o carro da W2/ProGP, atual campeã
(Carsten Horst / Hyset)

Teste aconteceu em Interlagos
(Rafael Gagliano / Hyset)

Piloto realizou teste com a atual campeã, a equipe W2/ProGP, e gostou de guiar um carro de 350 cavalos de potência e mais de uma tonelada

19.12.2023  |  240 visualizações

Com apenas 15 anos, o joinvilense Léo Cavalcanti viveu na última segunda-feira (18) uma experiência inesquecível em sua tão jovem carreira. Um dos destaques da temporada 2023 da Fórmula Delta (categoria de monopostos), o piloto acelerou pela primeira vez um carro da Stock Series, divisão de acesso para a Stock Car Pro Series, principal categoria de turismo do país.

O treino aconteceu no autódromo de Interlagos, em São Paulo, e Léo pilotou um dos carros da equipe W2/ProGP, um dos maiores times da categoria e que no domingo (17) conquistou o título de campeã de 2023 com o piloto Zezinho Muggiati.

Léo, que pode se tornar o primeiro piloto de Joinvielle a correr na Stock Car no futuro, fez três sessões de testes ao longo do dia e completou 60 voltas. Entre os desafios, guiou pela primeira vez um carro de quase uma tonelada e meia e 350 cavalos de potência.

“Foi um dia muito especial para mim. Meu primeiro contato com um carro de turismo e é completamente diferente do carro que eu piloto hoje na Fórmula Delta, que é um monoposto. O Stock Series tem quase uma tonelada e meia, então, é muito mais pesado para guiar e é bem diferente para acelerar e para frear. O carro da Delta é bem mais leve, chega no máximo a 400 kg”, destacou Léo.

O piloto de Joinville, que começou a correr há apenas dois anos no kart, vê com bons olhos um futuro na categoria, que pode ser a porta de entrada para a Stock Car principal, onde correm atualmente grandes nomes do automobilismo brasileiro, como os ex-Fórmula 1 Rubens Barrichello e Felipe Massa.

“A Stock Series é uma categoria muito importante para quem pretende seguir carreira no turismo e quem sabe no futuro estar na Stock Car. Poder correr lado a lado com esses grandes pilotos que sempre acompanhei pela TV, com certeza, seria uma grande realização”, afirmou.

Léo também foi elogiado por Duda Pamplona, ex-piloto da Stock Car e chefe da equipe W2/ProGP. “Sempre que terminamos a temporada, realizamos este teste para pilotos estreantes e acredito que seja uma oportunidade muito boa para eles conhecerem o carro. A Stock Series vem formando novos pilotos e que almejam estar um dia na Stock Car principal e o Léo faz parte dessa safra jovem, que está acelerando pela primeira vez um carro da categoria e que é completamente diferente de tudo o que ele já guiou até aqui. Então, tem um período natural de adaptação, mas ele foi super bem e conseguiu melhorar e evoluir a cada treino”, comentou Pamplona.

Sobre o futuro, Léo ainda estuda as possibilidades. Enquanto isso, segue focado para a oitava e última etapa da Fórmula Delta. A rodada dupla acontecerá também em Interlagos. Nesta quinta-feira (21), acontecem dos treinos livres e, na sexta (22), os pilotos participam do classificatório e já disputam a corrida 1, a partir das 11 horas. No sábado (23), a última prova do ano terá sua largada às 11h30. As provas poderão ser acompanhadas ao vivo pelo Youtube (https://www.youtube.com/@FormulaDelta).

“Ainda não temos nada definido para 2024. A Porsche Cup também pode ser uma possibilidade, pois é uma categoria que vem crescendo muito, mas após o teste da Stock Series agora meu foco é a última etapa da Fórmula Delta”, contou.

“Faz um tempo que não temos corridas. A última etapa foi em outubro, em Goiânia, e enfrentamos uma série de problemas com o carro. Mas espero que agora possamos ter um carro perfeito para poder voltar a lutar por pódios. Em Interlagos consegui o primeiro deles, em maio, então estou animado. O objetivo também é tentar terminar a temporada entre os Top-5”, finalizou Léo, que tem dois pódios no campeonato e marcou pontos em 13 das 14 provas disputadas até aqui.

Na temporada 2023, Léo Cavalcanti conta com o apoio e patrocínio das empresas Ícaro Express Logistics, Cooper Indústria, FGM Dental Group, Schulze Recuperação de Crédito, Marine Seguros e Pneus Aqui.

Programação 8ª Etapa Fórmula Delta:

Quinta-feira, dia 21
9h45 – Treino Livre 1
12h50 – Treino Livre 2

Sexta-feira, dia 22
8h00 – Treino Classificatório
11h00 – Corrida 1

Sábado, dia 23
11h30 – Corrida 2

Classificação do campeonato da Fórmula Delta, após sete etapas (Top-10):
1. Eduardo Araujo 174
2. Gabriel Moura 130
3. Ethan Nobels 128
4. Guilherme Favarete 94
5. Rogerio Grotta 91
6. Vinicius Mercez 87
7. Alfredinho Ibiapina 84
8. Rodrigo Rocha 73
9. Leonardo Cavalcanti 72
10. Filippo Fiorentino 71

Siga o piloto Léo Cavalcanti no Instagram:
https://www.instagram.com/leo.cavalcanti17/

Assessoria de Imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves
fernanda@fgcom.com.br
(11) 98245.4511
www.fgcom.com.br

Leia também...

26.12.2023

Fórmula Delta: Joinvilense Léo Cavalcanti encerra temporada em Interlagos e avalia novos caminhos para 2024

Piloto termina o campeonato entre os Top-10 e com dois pódios

19.12.2023

Léo Cavalcanti completa teste na Stock Series e segue focado para última etapa da Fórmula Delta em Interlagos

Piloto realizou teste com a atual campeã, a equipe W2/ProGP, e gostou de guiar um carro de 350 cavalos de potência e mais de uma tonelada

22.11.2023

Brasileiro de Kart: Catarinense Léo Cavalcanti faz grande Final e escala 17 posições na categoria Júnior

Após enfrentar problemas e levar alguns toques que impediram um melhor resultado nas classificatórias e Pré Final, piloto de Joinville tem grande recuperação na Final para ser um dos destaques na disputa no RBC Racing

09.11.2023

Catarinense Léo Cavalcanti disputa Brasileiro de Kart em Minas Gerais na categoria Júnior

Piloto, que corre a temporada da Fórmula Delta, disputará a maior competição de kart do país pela terceira vez

Entre em contato