Capa

CNK

Copa Brasil de Kart: 60 anos separam piloto mais novo e mais velho do grid, que terá só uma mulher

Segundo maior evento do kartismo nacional começa na próxima semana com mais de 220 pilotos no grid. Dentre eles, o paranaense Luiz Sato é o mais velho, com 67 anos, 60 a mais que o catarinense Vicente da Silva, o mais novo. Brasiliense Ana Miranda, de 16 anos, é a única mulher no grid até o momento

15.07.2021  |  277 visualizações

Em poucos dias, os motores começam a roncar no kartódromo Luigi Borghesi, em Londrina (PR), que receberá a partir da quarta-feira (dia 21) a 22ª edição da Copa Brasil de Kart, segundo maior evento da modalidade no Brasil.

Entre os mais de 220 pilotos já confirmados na disputa, uma única mulher até o momento estará no grid: a brasiliense Ana Miranda, de 16 anos, que vai competir na categoria F4 Graduados.

Outra curiosidade é a diferença de 60 anos entre o piloto mais velho e o mais novo no grid. O paranaense Luiz Sato, de 67 anos, vai em busca do título na F4 Super Sênior Master. Já o catarinense Vicente da Silva, de apenas 7 anos, disputa sua primeira Copa Brasil de Kart na categoria Mirim.

“Estou surpresa em ser a única mulher. Mesmo sabendo que é predominantemente masculino o esporte, ainda esperava ter outras colegas. Talvez políticas de inclusão das mulheres deveriam ser levadas em consideração”, comentou Ana Miranda, que começou a correr em agosto do ano passado.

“Em novembro, participei do meu primeiro campeonato brasiliense e ganhei na minha categoria”, disse a piloto, que também correu o Brasileiro de Kart de 2020 e segue disputando as etapas do Brasiliense este ano.

“Meu sonho é correr na Fórmula 1, e quero seguir a carreira de fórmulas, em especial na Europa para chegar até lá. Sei que pode parecer um sonho muito alto, porém é alto para todos, e eu acredito que eu possa conseguir”, completou Ana, que admira a compatriota Bia Figueiredo e também tem acompanhado a W Series, em especial a piloto Jamie Chadwick.

60 anos de diferença, mas movidos pela mesma paixão pelo kartismo
Foi com apenas quatro anos que Vicente da Silva começou a acelerar, primeiramente num kart indoor. “Este é o primeiro ano em que estou competindo. Participo da escola de pilotos do coach Pedro Jacobsen, aqui em Balneário Camboriú. E também da escola dos Fittipaldi Brothers”, contou.

“Disputei a Copa SPR, no Beto Carrero, e na primeira corrida fiquei em terceiro lugar. Na segunda etapa, fui segundo”, destacou o jovem piloto. “No Open da Copa Brasil, terminei as duas baterias em segundo, mas acabei punido por um toque e caí para quarto. Mas também fiz a volta mais rápida nas duas corridas”, lembrou.

“Estou muito animado para disputar a Copa Brasil pela primeira vez e espero brigar pela vitória”, finalizou.

Bem mais experiente, mas com a mesma empolgação para a disputa em Londrina está o paranaense Luiz Sato, de 67 anos. “Comecei a correr de kart aos 62 anos. No Open da Copa Brasil, fui o terceiro colocado. Em 2019, no Sul-brasileiro, fui o segundo”, ressaltou. “Gosto muito de participar das competições e tenho uma expectativa muito boa para a Copa”, finalizou.

A Copa Brasil de Kart terá 15 categorias, divididas em dois grupos. A disputa do 1º grupo – categorias Mirim, Cadete, F4 Júnior, F4 Graduados, F4 SS / SSM, OK FIA e OK Júnior – acontecerá entre os dias 21 e 24. O 2º grupo - Júnior Menor, Júnior, Graduados, Sênior B + Novatos (Sprinter), KZ, Sênior A, SS/SSM e F4 Sênior – entre os dias 26 e 30.

As inscrições seguem abertas até o início da competição e podem ser feitas pelo site da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA): https://inscricoes.cba.org.br/pt/eventos/copa-brasil-de-kart-22a-copa-brasil-de-kart-2021

A realização do evento seguirá rígidos protocolos de segurança sanitária, com número restrito de pessoas, teste de Covid-19 obrigatório para todos os presentes no kartódromo, uso obrigatório de máscara, distanciamento social, álcool em gel, dentre outros procedimentos.

Veja a programação para a 22ª edição da Copa Brasil de Kart: https://cba.org.br/upload/downloads//587/programacao-oficial-22-copa-brasil-de-kart-2021-.pdf

CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA
Em virtude de todas as restrições locais, o credenciamento de imprensa para a Copa Brasil de Kart será restrito, com um número definido de credenciais. Os interessados deverão enviar seus pedidos para avaliação da assessora Fernanda Gonçalves no e-mail fernanda@fgcom.com.br, com os dados:

Nome Completo:
Função:
Nome do Veículo de Comunicação:
Tipo (site, jornal, revista, rádio, TV):
Telefone e E-mail de contato:

O credenciamento só estará concluído após a resposta da assessoria de imprensa do evento. Lembrando que todos da imprensa também deverão realizar o teste para Covid-19 na entrada do kartódromo, assinar termo de responsabilidade e participar de briefing com o diretor de prova no kartódromo no dia 21.

Para mais informações, acesse www.cba.org.br

Assessoria de Comunicação da CBA | Kart
FGcom Assessoria de Imprensa
Fernanda Gonçalves
Tel. 11 98245-4511
fernanda@fgcom.com.br

  • Ana Miranda é a única mulher no grid até o momento
    (Ivan Kleber Mattos)

  • Com 7 anos, o catarinense Vicente da Silva é o mais novo no grid
    (Divulgação)

  • Luiz Sato: 67 anos e muito animado para a disputa em Londrina
    (Divulgação)

Leia também...

26.07.2021

Copa Brasil de Kart: Após sucesso da semana passada, chegou a hora do grupo 2 acelerar em Londrina

Kartódromo Luigi Borghesi recebe pilotos das categorias Júnior Menor, Júnior, Graduados, Sprinter, KZ, Sênior, SS/SSM e F4 Sênior e definirá até o final da semana mais oito campeões da Copa Brasil de Kart

24.07.2021

Copa Brasil de Kart tem sete novos campeões e um tricampeão em Londrina

Com sol forte e céu azul, pilotos deram um show no kartódromo Luigi Borghesi no encerramento do grupo 1. Semana que vem, mais oito categorias entram na pista paranaense

23.07.2021

Copa Brasil de Kart: primeiros campeões da 22ª edição já serão conhecidos neste sábado em Londrina

Títulos de sete categorias estarão em jogo nas finais no kartódromo Luigi Borghesi

22.07.2021

Eventos no KGV selecionarão representantes do Brasil para Endurance e Slalom do FIA Motorsport Games

Em parceria com a Confederação Brasileira de Automobilismo, kartódromo da Granja Viana será o palco da Seletiva FIA Games Endurance e da Seletiva FIA Games Slalom em agosto com karts de aluguel. Campeões vão representar o país nas "Olimpíadas" da FIA que acontecerão em outubro na França

Entre em contato